Três agachamentos que você deve fazer para ganhar força e massa magra
O exercício é indicado para aumento de massa muscular e de força. Especialista recomenda três variações para potencializar resultados
atualizado
Compartilhar notícia
O agachamento é considerado um dos melhores exercícios para o fortalecimento, ganho de massa muscular e para a saúde, de modo geral. Nesse exercício, a variedade e a amplitude da execução fazem toda a diferença no alcance dos seus objetivos.
O agachamento tradicional, paralelo ao solo, é muito útil para o ganho de massa muscular, mas segundo o personal trainer Andrey Simeonovski, em entrevista ao Insider, você acaba deixando de lado outros benefícios quando não varia a forma de praticar esse movimento.
O especialista afirma que agachamentos mais curtos podem potencializar o ganho de força, enquanto os de maior amplitude auxiliam na mobilidade e prevenção de lesões. Ele recomenda incorporar essas três variações na sua rotina de exercícios, a fim de alavancar seus resultados.
Agachamento paralelo
Esse agachamento é o mais simples e, de acordo com estudos, o mais potente para o desenvolvimento dos músculos dos glúteos e quadríceps. Segundo pesquisadores, há evidência de que esse exercício traz maior ativação muscular, proporcionando maior crescimento dos membros inferiores.
Para quem está começando a vida fitness, o agachamento paralelo é um ótimo ponto de partida devido à facilidade de aprendizado. Além disso, ele oferece vários benefícios sem necessidade de conhecimento técnico ou experiência, e por isso é tão popular nas academias.
Agachamento parcial
Se o seu objetivo é ficar mais forte e mais rápido, ou ter melhor condicionamento físico, os agachamentos mais curtos vão ajudar a treinar os músculos e gerar mais força. O meio agachamento ou quarto agachamento focam nas posições musculares responsáveis por gerar força que impulsiona durante o exercício.
Para o especialista, a maioria das pessoas são mais beneficiadas com o meio agachamento quando se trata de produção de energia.
Agachamento profundo
Embora agachar “até o chão” não seja sempre recomendado, passar dos 90° durante a execução do exercício não é prejudicial. Segundo estudo, esse agachamento faz com que as juntas e os músculos se estabilizem nessa posição, evitando lesões. Ele também é importante para o fortalecimento dos joelhos, quadris e tornozelos.
“Você realmente precisa ter um treinamento inicial de mobilidade para manter o alinhamento apropriado nos agachamentos profundos. No entanto, dá para potencializar a mobilidade enquanto você gradualmente aumenta a intensidade do exercício”, recomenda o profissional.
A única contraindicação para essa variação do agachamento é para pessoas que já apresentam lesões. Nesse caso, é melhor seguir as recomendações do seu médico.
É importante lembrar que, assim como em todos os outros exercícios físicos, você deve começar com cargas mais leves, ou mesmo o peso do seu corpo. Assim, poderá progredir naturalmente, e sem o risco de se lesionar.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia