Trabalhar menos horas por dia aumenta produtividade, diz pesquisa
Um asilo na Suécia reduziu a jornada de parte dos seus enfermeiros para 6 horas por dia e concluiu que produtividade e felicidade dos funcionários aumentou no período
atualizado
Compartilhar notícia
Más notícias para os workaholics: trabalhar demais não funciona muito bem para sua produtividade. O recado vale também para os patrões e é endossado por uma pesquisa recente realizada com funcionários de um asilo na Suécia.
Há dois anos, a administração do abrigo Svartedalens, em Gotemburgo, reduziu a jornada dos seus enfermeiros de 6 para 8 horas por dia. Desde então, passou a acompanhá-los de perto para analisar os efeitos da mudança. Agora, concluiu que a medida melhorou o atendimento aos pacientes e que os empregados estão 20% mais felizes e com mais energia dentro e fora do trabalho.
Além disso, mais dispostos, tiraram menos folgas e licenças médicas do que um segundo grupo que não teve a jornada reduzida. “Se os enfermeiros estão mais tempo no trabalho e estão mais saudáveis, há maior continuidade no atendimento na clínica, sem troca de equipe no dia a dia”, disse Bengt Lorentzon, um dos pesquisadores do projeto, à agência de notícias “Bloomberg”.
Na Suécia, a maior parte das empresas já adota o turno de seis horas de trabalho. A Toyota foi uma das primeiras no país a adotar a mudança, há 10 anos.