Tempero utilizado no Brasil é capaz de reduzir a gordura abdominal
Tempero comum na gastronomia brasileira é capaz de diminuir a gordura abdominal e reduzir os riscos de diabetes e outras doenças
atualizado
Compartilhar notícia
A gordura abdominal, além da aparência, também pode representar uma série de riscos à saúde. A temida “pochete” se acumula perto de importantes órgãos na região frontal e lateral ao abdômen, como o pâncreas, fígado e intestino; e pode representar um aumento do risco de doenças cardiovasculares e da diabetes.
A gordura visceral se esconde atrás da cavidade do abdômen e, às vezes, pode parecer impossível se livrar dela. Estudos sugerem, no entanto, que um simples e delicioso tempero que utilizamos na nossa culinária pode ser capaz de ajudar a eliminá-la: o gengibre.
De acordo com levantamento divulgado pela International Journal of Environmental Research and Public Health, ficou constatado que o pó de gengibre é capaz de reduzir a adiposidade da gordura visceral — termo que descreve o grau de oleosidade ou quantidade de gordura em uma região específica do corpo.
O grupo de pesquisadores que chegou a tal constatação ainda concluiu que a suplementação com pó da especiaria pode ser capaz de prevenir a obesidade. Em estudo aplicado em camundongos, a equipe separou os roedores em três grupos:
- O primeiro seguiu uma dieta com baixo teor de gordura;
- O segundo, uma dieta rica em gordura;
- O terceiro grupo seguiu uma dieta rica em gordura e suplementada com gengibre em pó.
O grupo que seguiu a dieta com suplementação do gengibre viu uma redução no tecido adiposo visceral, bem como nos níveis de inflamação. Em conclusão, os pesquisadores disseram que as descobertas mostraram uma “estratégia alimentar promissora” para reduzir o tecido adiposo e a obesidade.
Gengibre x Obesidade
Essa pesquisa, no entanto, não foi a única a analisar os poderes do gengibre. Uma revisão de estudos publicado pela Academia de Ciências de Nova York, que analisou cerca de 60 pesquisas anteriores, observou que o famoso tempero asiático também possui ação comprovada contra a obesidade.
Na revisão, que contou com testes em humanos, foi concluído que o consumo dessa especiaria pode aumentar a queima calórica e reduzir a sensação de fome. Além do sabor único que a erva proporciona, o gengibre também mostrou mudanças positivas associadas ao colesterol, quantidade de açúcar no sangue, pressão arterial e saúde do fígado.