Tá nervoso? Vai bordar. Segundo estudos, atividades manuais são tão eficientes quanto meditar
Sites disponibilizam cursos virtuais com técnicas para iniciantes e iniciados. Para ciência, práticas são eficientes contra estresse, dor, perda cognitiva e até anorexia
atualizado
Compartilhar notícia
Contra ansiedade e estresse algumas fórmulas já são velhas conhecidas. Atividades físicas, meditação, técnicas de respiração. Mas agora a ciência tem dado créditos a um outro exercício: bordar e tricotar pode ser tão eficiente para relaxar e lidar com problemas emocionais quanto todas essas práticas.
Pelo menos dois estudos garantem isso. O primeiro, da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, feito com 38 mulheres com anorexia, concluiu que tricotar trouxe melhoras significativas na sua doença — 70% delas afirmaram depois que ficaram menos ansiosas e seus medos e pensamentos sobre a anorexia diminuíram.
O segundo, publicado na revista especializada “Journal of Neuropsychiatry & Clinical Neurosciences”, testou as consequências da prática de atividades manuais com 1.321 pessoas entre 70 e 89 anos de idade. O resultado foi que crochê e tricô diminuíram as chances de transtornos cognitivos e perda de memória.
Há evidências ainda que as atividades podem ajudar a reduzir a dor.
Para quem quer começar a se aventurar no universo dos bordados – que além de terapêuticos, dão ótimos quadrinhos de decoração, existem alguns sites e cursos online que ensinar o be-a-bá.
Para praticar online:
1. Clube do Bordado
Comandado por um grupo de três designers, é o mais hype da internet e a prova de que bordar não precisar ser careta nem ter cara de vó. Os quadrinhos feitos com as técnicas do curso – de iniciantes a intermediários – têm padrões moderninhos, ilustrações e frases coloridas. O curso tem ao todo três módulos e, ao final, o aluno desenvolve dois quadros com seis tipos diferentes de ponto.
Esse é para quem é mais do tricô que do bordado. O Love Knitting disponibiliza pontos diferentes para iniciantes na arte e ensina a fazer de mantas coloridas para o sofá até headbands divertidas.
3. Tricoteiras.com
O site disponibiliza muitos tutoriais ensinando o passo a passo de pontos diferentes do tricô, montagem, arremates, aumentos e diminuições de peças. Depois, dá para navegar pelo site em busca de inspirações por cachecóis, acessórios, blusas, gorros e até sapatinhos para crianças.
Aulas ao vivo:
Matizes Dumont
Os “traços” dos bordados da Matizes parecem obras de arte. As oficinas de bordado são presenciais, aos finais de semana. A próxima acontece no dia 27 de fevereiro, no Lago Norte, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Mais informações pelos telefones 8116-3593 (Maria Helena) ou 9177-5389 (Sávia).