metropoles.com

Solteiros podem ser considerados “incapazes” pela OMS, por boa causa

Mudança deve permitir que pessoas sem um parceiro sexual tenham direito a tratamento de fertilização in vitro, independente do estado civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Single or divorced woman alone missing a boyfriend
1 de 1 Single or divorced woman alone missing a boyfriend - Foto: iStock

Solteirice, além de uma grande aventura – boa ou ruim -, agora também pode ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde. Sim, a OMS pretende classificar os solteiros como “incapazes”. Antes de atirar pedras, no entanto, vale saber que o motivo é até bem razoável.

Segundo jornal britânico Telegraph, a intenção por trás da classificação é autorizar a fertilização in vitro também a homens e mulheres, gays e heterossexuais, que não tenham um parceiro sexual. Assim, casados e solteiros teriam as mesmas oportunidades e financiamentos para realizar o sonho da paternidade.

A questão é polêmica mas, para resumir, de acordo com a classificação atual usada pela OMS, qualquer pessoa infértil ou que não tem sucesso em tentativas de engravidar num prazo de 12 meses é considerada “incapaz” de conceber. A mudança, na verdade, só daria o mesmo rótulo aos solteiros que pretendem ter filhos. Infertilidade e ausência de relações sexuais estariam todos no mesmo “caldo”.

“Essa classificação coloca uma estaca no chão e diz que um indivíduo tem o direito de se reproduzir, tendo ou não um parceiro. É uma grande mudança”, comentou David Adamson, responsável pelos padrões de classificação da OMS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?