Solidão pode (literalmente) acabar com o seu coração
Pesquisadores da revista “Heart” reuniram dados e descobriram que pessoas isoladas socialmente têm risco relativamente maior de ter um ataque cardíaco, angina ou morte por doença cardíaca
atualizado
Compartilhar notícia
Serviços de streaming, como Netflix, e a total imersão nas redes sociais certamente são companhias perfeitas para quem adora o conforto do lar. No entanto, perpetuar esse comportamento por meses e evitar a socialização com outras pessoas pode fazer muito mal para a sua saúde.
Pesquisadores da revista “Heart” reuniram dados de 23 estudos e descobriram que pessoas solitárias e isoladas da sociedade têm risco relativamente maior de ter um ataque cardíaco ou angina. A chance de morte por doença cardíaca aumenta em 29% e o risco de derrame em 32%, quando passamos a maior parte do tempo sozinhos.
Os estudos avaliaram dados sobre mais de 181 mil homens e mulheres e mostram que as relações que temos com os nossos amigos ou família são cada vez mais um indicador da nossa saúde.
Além disso, o trabalho também revela que solidão e o isolamento podem levar as pessoas a comportamentos menos saudáveis, desde a má alimentação e o fumo até consumo de álcool e ausência de atividade física.
Embora os resultados sejam esclarecedores e convidem a comunidade de saúde a debater um pouco mais sobre esses problemas, segundo a autora, Nicole K. Valtorta, pesquisadora da Universidade de York, na Inglaterra, futuros estudos ainda são necessários. “Nosso estudo mostra que precisamos falar sobre prevenção.”