Sofrendo com mau hálito? Especialista ensina como combater o problema
O tema virou assunto na web após suposta polêmica envolvendo participantes do reality Casamento às Cegas, da Netflix
atualizado
Compartilhar notícia
Embora seja bastante comum, o mau hálito ainda é tratado como algo que gera constrangimento. O assunto viralizou nas redes sociais esta semana, após uma polêmica envolvendo um casal do reality Casamento às Cegas, da Netflix. Segundo um colunista, o incômodo teria sido responsável por uma quebra de confiança a ponto de desfazer o relacionamento.
Uma das participantes, Dayanne Feitoza chegou a se pronunciar sobre o caso e negou que a informação seja verdadeira. Mas, seja o fato verídico ou não, a condição não é motivo de vergonha: é um transtorno que acomete uma em cada quatro pessoas, e pode ser tratado de maneira simples em 90% dos casos.
O mau cheiro ao exalar o ar pode surgir de forma temporária, fruto da alimentação — e da falta dela —, ou ter seu efeito prolongado, a depender da origem do quadro. Diferentemente do que muitos acreditam, a maioria dos casos de halitose não está ligado a problemas estomacais, e sim da própria cavidade bucal. Por isso, o especialista mais indicado para tratar o transtorno é um cirurgião-dentista.
Causas do problema
Entre os casos mais comuns, o cirurgião dentista Maurício de Paula, da clínica Ortoestetica, ressalta a saburra — placa bacteriana depositada na língua, resultado do acúmulo de alimentos e células que descamam do epitélio lingual.
“Os restos de alimentos que ficam entres as papilas acabam alimentando e proliferando bactérias. A fermentação acaba liberando substâncias ricas em enxofre, o que provoca mau hálito”, elucida.
Além dele, outras causas bucais comuns são boca seca (cientificamente nomeada xerostomia), cáries, periodontite, gengivite e eventuais placas bacterianas depositadas nas amígdalas.
Além de problemas de origem bucal, o transtorno também pode estar associado a patologias do aparelho digestivo ou a hábitos, como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.
Como tratar
O primeiro passo ao identificar algum gosto ou odor incomum na boca é deixar a vergonha de lado e consultar alguém que você tenha intimidade. Caso a situação se confirme, procure um especialista. A chance de encontrar uma solução para a halitose é bem grande.
“Para evitar que o transtorno afaste pessoas do convívio ou atrapalhe relacionamentos, amorosos ou profissionais, a recomendação é que o paciente faça consultas de rotina ao dentista, mantenha a limpeza em dia. Caso isso não resolva, o problema deve ser investigado com outros profissionais”, recomenda o dentista.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.