metropoles.com

Síndrome da “bunda morta” é a nova preocupação dos tempos modernos

Doença é caracterizada pela atrofia do glúteo médio e é causada principalmente pelo excesso de tempo sentado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
bunda
1 de 1 bunda - Foto: iStock

Como anda a saúde da sua bunda? Pode parecer piada, mas o seu check list médico acaba de ganhar um novo e preocupante integrante: a chamada “síndrome da bunda morta”. É mais um mal moderno causado pela vida sedentária, que se junta à obesidade, hipertensão e outros diagnósticos relacionados.

Na melhor das hipóteses, vai deixar seu look de verão meio murcho. Na pior, pode causar dores na lombar e nos quadris, além de problemas nos joelhos e nos tornozelos.

 

“Se você fica muito tempo sentado, está sujeito a ter a síndrome, porque não exercita a musculatura”, explica o biomédico especializado em estética José Henrique Silva, da clínica Corpus.

A culpa, além das infinitas horas que você passa apoiado na sua bunda, é de um músculo chamado glúteo médio, que é responsável por estabilizar a pélvis. Por isso, a doença é chamada também de “amnésia glútea”. É como se o seu bumbum simplesmente se esquecesse de como funcionar corretamente, tamanha a sua atrofia.

“Não é só questão de estética. Essa musculatura tem uma função e, quando não funciona corretamente, sobrecarrega outros músculos. Por isso, pode causar dores na região lombar, quadril e joelhos. Na maioria dos casos, o motivo do problema é mesmo a falta de exercícios”, avalia o especialista.

A boa notícia é que há solução. Além do básico — trocar elevadores por escadas e colocar os benditos para trabalharem na academia — quem sofre da síndrome pode também apelar para tratamentos estéticos. Um deles, chamado Pump 2.0, por exemplo, promete estímulos equivalentes a 2 mil repetições de exercícios para o bumbum em apenas 45 minutos.

 

A técnica, desenvolvida por José Henrique, combina uma série de tratamentos com cosméticos a uma sucção por ventosa que enrijece a musculatura e promete “bumbum na nuca” por até um ano.  “A sucção estimula a circulação sanguínea e fortalece a região. O tratamento dura 10 sessões e cada uma delas tem 45 minutos de duração”, explica. Se associada a exercícios, ele diz, os resultados são ainda melhores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?