Série Wandinha: ato de não piscar é prejudicial. Médico explica
A protagonista da famosa série da Netflix pisca apenas nove vezes em oito episódios. Segundo oftalmologista, piscar lubrifica os olhos
atualizado
Compartilhar notícia
Wandinha é o novo sucesso da plataforma Netflix. A série traz a icônica personagem da Família Addams sob a ótica do diretor Tim Burton e tem conquistado públicos de diferentes idades. Uma característica da protagonista, porém, não passou despercebida: o fato da adolescente não piscar.
Rapidamente, o assunto passou a ser comentado pelos internautas. Alguns fãs mais observadores chegaram ao seguinte dado: a atriz Jenna Ortega, que interpreta Wandinha, piscou apenas nove vezes durante os oito episódios da produção.
Séries que fazem sucesso como Wandinha passam a influenciar os fãs de diferentes formas, da trilha sonora ao vestuário. Mas, fica o alerta: tentar não piscar como a personagem pode ser prejudicial.
O ato de piscar é essencial para manter a lubrificação dos olhos. Segundo Juscelino Kubitscheck, médico oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos, “a nossa lágrima, além da substância aquosa, possui um óleo que nutre e aumenta a defesa dos nossos olhos contra infecções”.
“O ato de piscar constitui um importante meio de prevenir doenças conjuntivites, processos inflamatórios e até mesmo evitar que a radiação do sol se propague de uma maneira inadequada no interior dos nossos olhos”, explica o médico.
Tempo de tela
Juscelino Kubitscheck ainda destaca que o nosso tempo de exposição a aparelhos eletrônicos nos impede de piscar na frequência correta. “É muito comum deixarmos de piscar por estarmos muito concentrados em nossos trabalhos e ou atividades”, afirma o oftalmologista.
Ele recomenda que seja feita uma pausa de 10 minutos a cada uma hora de tela para descansar a visão. O período é essencial para garantir a saúde ocular.