metropoles.com

Sem culpa! Cientistas criam cerveja funcional com lactobacilos vivos

Cientistas da Universidade de Cingapura fizeram a bebida fermentada com “bactérias do bem” que regulam a flora intestinal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
cerveja_istock
1 de 1 cerveja_istock - Foto: iStock

Um copo de cerveja bem gelada pode ajudar a melhorar a sua saúde e impulsionar a sua imunidade. Depois do kefir (leite ou água fermentados em uma cultura de bactérias) e do kombucha, uma mistura de chá e kefir, cientistas asiáticos agora criaram uma cerveja funcional probiótica.

Assim como os primos “fitness” citados acima, ela é fermentada com micro-organismos vivos que ajudam a regular a resposta do sistema imunológico, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Embora os benefícios dos alimentos probióticos já sejam bastante conhecidos, não existe no mercado ainda nenhuma cerveja com essa propriedade. Isso porque o próprio processo de fermentação da bebida impede o crescimento e sobrevivência das bactérias.

Para finalmente chegar ao produto, os cientistas da Universidade de Cingapura tiveram que cultivar o probiótico e a levedura em culturas puras e alteraram o processo comum de fabricação e fermentação da cerveja. Assim, conseguiram manter os lactobacilos vivos.

National University of Cingapore

A bactéria usada foi a do ácido lático, fermentada nos açúcares presentes no mosto (o resultado do cozimento do malte).

À BBC, Chan Meu Zhi Alcine, responsável pelo estudo, disse que o produto final, que leva cerca de um mês para ficar pronto, tem sabor ácido e marcante e teor alcoólico de cerca de 3,5%.

A universidade já patenteou a receita e agora os pesquisadores buscam parceiros na indústria para espalharem suas cervejas “saudáveis” no mercado. Alguém se voluntaria?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?