Sem café da manhã? Veja o cringe na dieta que você deve largar de vez
Alguns hábitos ultrapassados não colaboram com o emagrecimento saudável, pelo contrário
atualizado
Compartilhar notícia
Quando falamos em alimentação e estilo de vida saudável, é necessário ter cautela com algumas informações que repercutiram e que, para muitos, se tornaram verdades absolutas.
Recentemente, o termo cringe entrou nos holofotes. A palavra, que significa algo “ultrapassado”, tem sido usada para denominar uma série de hábitos da geração millennial, como o de tomar um café reforçado antes de começar o dia.
Apesar de parte da nova geração considerar essa atitude fora de moda, a primeira refeição do dia é extremamente importante e não deve ser deixada de lado.
No entanto, existem uma série de mitos que, esses sim, podem ser considerados “cringe” quando o assunto é alimentação.
Abaixo, listo alguns deles – passe longe, sobretudo se o seu objetivo for um emagrecimento saudável.
1. Achar que aeróbico em jejum emagrece
Essa informação sugere que se o indivíduo praticar aeróbico em jejum ele queimará mais gordura do que alimentado. Isso está longe de ser uma verdade, e não há estudo que comprove essa vantagem.
2. Retirar o glúten da dieta para perder peso
Se esse mito fosse real, toda pessoa celíaca seria obrigatoriamente mais magra, e a realidade não é bem assim. Caso não tenha sensibilidade ao glúten, coma-o sem peso na consciência. Não é um alimento isolado que tem poder sobre engordar ou emagrecer.
3. Cortar o leite por ser “inflamatório”
Já existem estudos defendendo que se a pessoa não apresenta nenhuma alergia ou intolerância, não terá nenhum prejuízo consumindo leite.
4. Pensar que o óleo de coco é mais saudável
Faltam pesquisas para embasar essa afirmação. Além do mais, o óleo de coco é rico em gordura saturada, o que, por si só, já justifica um consumo moderado.
5. Acreditar que termogênicos ajudam a “secar”
Um estudo recente concluiu que nenhum suplemento é capaz de gerar emagrecimento significativo.
6. Parar de comer carboidrato para não engordar
O carboidrato não pode ser responsável pelo ganho de peso, exceto se consumido em exagero. Além disso, o carboidrato se mostra fundamental na síntese de massa magra, o que demonstra a importância do seu consumo bem ajustado à dieta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica