Sem ânimo? Personal ensina como driblar a falta de vontade de treinar
Ao Metrópoles, Larissa Pacheco deu dicas para voltar à ativa após meses de clausura e sedentarismo
atualizado
Compartilhar notícia
Após alguns meses em casa, a verdade é que os treinos no conforto do lar, por mais práticos que pareçam, não funcionaram para todos na quarentena. Desestimulados pela ausência de equipamentos adequados e sem apoio profissional, muitos brasileiros se renderam ao sedentarismo nos últimos meses e, agora, colhem frutos nada positivos desse hiato.
Com o início da flexibilização das medidas de distanciamento social em todo o país, no entanto, quem deixou os treinos de lado começa a correr atrás do prejuízo para recuperar o shape antes de voltar completamente à rotina.
Mas, entre o desejo de sair da inércia e conseguir perder os quilinhos extras da pandemia, há um grande empecilho: a falta de motivação para malhar. “Depois de tanto tempo em isolamento social, fica realmente difícil encontrar ânimo para treinar. O corpo parece ter se adaptado às tardes de bobeira no sofá”, brinca a personal trainer Larissa Pacheco, sócia-proprietária do estúdio de spinning Spin Cycle, na Asa Sul.
A pedido do portal, a profissional selecionou sete dicas para driblar essa falta de vontade de malhar.
Confira e volte com gás total aos treinos!
Convide amigos
Programe atividades ao ar livre com os amigos ou, se quiser minimizar ainda mais o risco de contaminação pelo coronavírus, combine de assistir simultaneamente a mesma aula on-line que eles, cada um da sua casa. “Dessa maneira, um dá incentivo ao outro. A prática de atividades físicas acaba ficando mais prazerosa e regular”, garante a especialista.
Treine cedo
Risque do caderninho o compromisso de queimar calorias logo pela manhã. Caso contrário, podem surgir imprevistos ao longo do dia que te impeçam de treinar.
Escolha o look de malhar no dia anterior
Deixar o look separado para o dia seguinte diminui (e muito!) a preguiça de malhar logo cedo. De preferência, compre roupas novas também. Pode parecer bobagem, mas um conjunto de ginástica que te faça sentir bem ajuda a impulsionar a prática dos exercícios.
Estabeleça metas
Procure desafios que te façam seguir o treino à risca, como enrijecer o bumbum para exibi-lo com mais confiança no próximo verão.
Preze pela sua disposição
“Dormir cedo para ter disposição no dia seguinte é fundamental”, afirma Larissa. Segundo ela, seguir uma alimentação balanceada é outra dica para não faltar energia durante os treinos.
Busque atividade prazerosa
“Hoje em dia, o que mais tem são modalidades variadas de treino, on-lines e presenciais. Procure alguma que te dê prazer e invista nela”, sugere a profissional.
Estabeleça uma rotina de treino
Por fim, Larissa indica estabelecer uma rotina bem definida de treino. Dessa maneira, você mantém constância e, ao ver os resultados no corpo, se engaja mais com a atividade física.
Vale lembrar que as academias do Distrito Federal já estão abertas e são, sim, opção para quem deseja retomar o ritmo dos treinos após os meses em casa. Os estabelecimentos, no entanto, estão abertos com rígidas regras de segurança.