Segurança alimentar: afinal, é possível comer um iogurte vencido?
Especialistas se dividem sobre o tema: enquanto alguns são categóricos na proibição, outros dão um prazo maior do indicado pela indústria
atualizado
Compartilhar notícia
Não é muito incomum você olhar na geladeira, pegar um iogurte e perceber que data de validade foi ultrapassada. Dá uma respirada, avalia rapidamente os riscos e decide consumir o produto mesmo assim. Porém, será que essa atitude é segura?
O assunto é polêmico mesmo entre especialistas em segurança alimentar. “Na verdade, a gente não tem como ter segurança após o prazo de validade. A segurança de qualquer alimento ou bebida só vai justamente até o prazo de validade.”, diz Bruna Ramos, nutricionista responsável pelo Hilton Copacabana.No entanto, outros especialistas, ligados à plataforma colaborativa norte-americana eat to date, garantem que é possível ter um dias de vantagem. O site divulga quantos dias após o vencimento gravado na embalagem você tem para consumir os alimentos disponíveis no mercado.
Eles foram ousados nos prazos permitidos, garantindo segurança de uma a duas semanas a partir do término da validade – dependendo da forma como foi conservado. Um iogurte líquido, por exemplo, duraria de 7 a 10 dias (após o fim da data de consumo) na geladeira. O prazo no freezer aumenta para 1 a 2 meses.