Saiba o que comer à noite para perder peso e regular o nível de açúcar
Nutricionista dá três dicas para uma refeição noturna ricas em proteínas, que contribuem para regular o açúcar no sangue e afinar a silhueta
atualizado
Compartilhar notícia
A refeição noturna está entre as que mais demandam prudência quando o assunto é emagrecer ou adotar um estilo de vida saudável. A composição do prato durante a noite impacta a qualidade do sono — e, consequentemente, potencializa o funcionamento celular e hormonal do organismo.
Entre os fatores que influenciam a equação, equilibrar o índice glicêmico é fundamental para regular o humor, manter a disposição e prevenir doenças crônicas, como o diabetes. Contudo, a chave para evitar picos de açúcar no sangue depois de comer não é, necessariamente, abolir de vez os alimentos ricos em carboidratos e açúcares.
“Se tivéssemos que resumir o controle glicêmico a partir da alimentação em uma palavra, ela seria equilíbrio”, frisou a nutricionista Bonnie Taub-Dix, em entrevista ao portal Insider.
Para facilitar o processo e te ajudar a manter índices controlados, a especialista elencou três dicas, levando em conta as prioridades nutricionais do horário do dia:
Composição do prato
A nutricionista ensina um truque visual para facilitar a montagem da refeição noturna — dividindo o prato em partes. Cerca de metade deve ser preenchida com frutas e vegetais, e outro um quarto ocupado por grãos de origem integral.
O restante deve ser preenchido pela proteína: frango, peixe, legumes ou tofu. Um fio de azeite ou molho leve por cima finaliza a refeição com a quantidade ideal de gorduras saudáveis.
Simples, porém completo
Na correria do cotidiano, é provável que você caia na tentação de escolher um enorme prato de macarrão para matar a fome durante a noite. Contudo, existem alternativas mais saudáveis, e igualmente práticas — sem ter que abrir mão da iguaria de origem italiana.
Para desfrutar de massas sem picos de açúcar no sangue, certifique-se de adicionar ao prato boas fontes de fibras, proteínas e gorduras saudáveis para retardar a absorção de carboidratos na corrente sanguínea. Apesar de parecer uma refeição sozinha, completar com outros nutrientes enriquece a porção.
Trocas inteligentes
Outra estratégia simples e efetiva é trocar o macarrão comum por macarrão feito com grãos integrais, quinoa ou grão de bico, que têm proteínas e fibras extras para ajudar a nivelar a digestão.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.