Saiba mais sobre a síndrome que fez Soraya Thronicke piscar sem parar
Este problema é comum tanto entre usuários de lentes de contato, quanto entre pessoas que não usam. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
O debate dos presidenciáveis desse domingo (28/8), transmitido pela Band, rendeu diversos comentários nas redes sociais. Um dos alvos dos burburinhos foi a senadora Soraya Thronicke, do União Brasil. Durante a transmissão, os telespectadores repararam um tique nervoso nos olhos de Soraya.
A senadora piscava excessivamente, e despertou curiosidade do público acerca do que estaria causando aquele comportamento. Conforme noticiado pela coluna do jornalista Gulherme Amado, do Metrópoles, a razão das excessivas piscadas seria o ressecamento das lentes de contato da política, causado pelo ar-condicionado do estúdio.
Contudo, saiba que a síndrome do olho seco não acomete apenas os adeptos das lentes de contato, como Soraya. A médica oftalmologista Lara Picanço, do CBV-Hospital de Olhos, elucida que o problema é comum tanto entre usuários de lentes de contato quanto entre pessoas que não usam.
“Porém, os sintomas de olhos secos podem ser mais marcantes se você usa lentes de contato e elas começarem a ficar ressecadas”, destaca.
A oftalmologista explica que, de modo geral, os olhos precisam se acostumar à presença e ao contato de objetos externos, caso das lentes. “Durante esse período de adaptação, eles podem ficar irritados, lacrimejantes e sensíveis à luz, além do paciente piscar de forma compulsiva, ficando com a visão turva”, prossegue.
No entanto, Lara salienta a importância de o paciente contar com supervisão profissional neste momento. “O acompanhamento próximo do médico no período de adaptação das lentes de contato, elimina as complicações decorrentes do mau uso das lentes”, finaliza.