Saiba como funciona o EMS, treino com choquinhos que as famosas adoram
A Eletroestimulação Muscular promete emagrecer, tonificar e reduzir a celulite em apenas 20 minutos semanais
atualizado
Compartilhar notícia
Temporada após temporada as celebridades se dedicam a uma nova modalidade de atividade física em busca do corpo perfeito. Atualmente, o treino que caiu no gosto de famosas como Angélica, Grazi Massafera, Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, Claudia Raia e Adriane Galisteu, é o EMS, sigla para Eletroestimulação Muscular.
A proposta do exercício é digna de sonho e resgata a promessa do popular ab shaper (quem lembra do produto que trabalhava os abdominais sem esforço e era vendido pela TV?): malhar apenas 20 minutos por semana e conquistar resultados rápidos. A prática promete vários benefícios como perda de gordura corporal, ganho de força, hipertrofia e combate à celulite.
Utilizado por atletas de ponta como Usain Bolt, Rafael Nadal e Michael Phelps, o método vem sendo chamado de “ginástica do futuro” pela imprensa internacional. “Os estímulos (choques) percorrem todo o corpo e durante o treino até 300 músculos são ativados simultaneamente, atingindo 95% das fibras musculares, aumentando a qualidade da contração muscular”, revela Holger. “Os treinos com EMS também podem ser praticados simultaneamente com outras atividades físicas como exercícios funcionais, musculação, corrida, boxe, natação, futebol, balé”, completa Kuppers.
A novidade chegou ao Brasil em setembro de 2016 com os aparelhos Miha Bodytech e tem números curiosos. De acordo com Holger, em 20 minutos de treino com EMS são perdidas até 515 calorias, e assim como em exercícios funcionais, o corpo continua queimando calorias até 48h depois do treino. “Em seis semanas, a redução do percentual de gordura pode chegar a 4%.”
Convidado para testar o método fitness, o Metrópoles revela detalhes da prática:
- Ao chegar, o aluno recebe um conjunto de roupa de algodão e um colete de neoprene molhado previamente.
- Esse “espartilho eletrônico” tem dez pares de eletrodos integrados e fica plugado a uma tela de computador, onde estão os comandos.
- Durante os vinte minutos de treino, o personal auxilia e supervisiona a prática de uma série de exercícios que inclui abdominais, polichinelos, agachamentos e alongamentos.
- Assim que o aluno contrai a musculatura para praticar o exercício, o esforço é potencializado pelo estímulo, que é diferente de tudo: uma contração muscular seguida de formigamento leve.
- Nos dois dias após a sessão, senti dores musculares, como se tivesse ido à academia.
Animou e quer testar?
A novidade europeia já está disponível em Brasília, no TekStudio, localizado na Asa Norte e com a segunda unidade prevista para inaugurar no Sudoeste. O estúdio oferece serviço de personal trainer que atende no máximo dois alunos por vez. Por ter baixo impacto, o treinamento é também indicado para pessoas com mais de 60 anos de idade. Os valores do pacote mensal começam na faixa dos R$ 400.