metropoles.com

Saiba como evitar o ressecamento das mãos pelo uso do álcool gel

Aplicação contínua do produto pode causar ferimentos e dermatites

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Letizia Le Fur/ Getty Images
mãos femininas
1 de 1 mãos femininas - Foto: Letizia Le Fur/ Getty Images

Em meio a pandemias como a do novo coronavírus, uma etapa deve ser incorporada de maneira fervorosa na rotina de cuidados diários da população: a aplicação do álcool gel nas mãos. Capaz de matar bactérias e vírus rapidamente, o produto de higiene pessoal é eficaz no combate de diversas doenças, inclusive a que assola o mundo atualmente. Seu uso contínuo, no entanto, pode provocar reações adversas na pele.

“Assim como o uso de sabonetes e detergentes, o álcool gel em excesso destrói camadas de proteção da pele”, revela o dermatologista e especialista em medicina estética Franklin Verissimo. “O resultado é o ressecamento da cútis, que pode levar a dermatites e ferimentos”, complementa.

Por isso, sentir a pele desidratada em momentos de cautela extrema com a higiene das mãos é natural. Para evitar o desconforto e as complicações desse ressecamento, o médico aconselha hidratação e reposição de vitaminas.

“Utilize hidratantes logo após a secagem do álcool gel. Os mais indicados são os que contêm manteiga de karité, vitamina B5, A e E, glicerol e óleo de amêndoas”, recomenda, ressaltando que seja reduzida a frequência da limpeza.

“A solução não é diminuir a regularidade da higienização. Na atual situação em que vivemos, lavar as mãos várias vezes ao dia, seja com sabonete, seja com álcool gel, é essencial”, frisa.

O que é o coronavírus e por que é tão perigoso?
Coronavírus é uma família conhecida, desde os anos 1960, de vírus que causam doenças respiratórias – de gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). O nome faz referência à forma do vírus, que é redondo e parece ser cercado por uma coroa.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são os mesmos de uma síndrome gripal: febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais severos, o paciente pode apresentar também pneumonia, síndrome respiratória aguda forte e falência dos rins.

O que posso fazer para me proteger?
O que se sabe até agora é apenas que a doença é transmissível de pessoa para pessoa, provavelmente pela saliva. A indicação é lavar bem as mãos, não levá-las aos olhos e boca sem que estejam higienizadas, cobrir a boca com o antebraço quando for tossir e tomar cuidado com secreções respiratórias. Evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de doença respiratória (espirros e tosse) e observar a procedência da comida também são dicas válidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?