Quatro mudanças na rotina que vão aliviar as suas dores nas costas
A dorsalgia foi a doença que mais afastou os brasileiros do trabalho em 2017, liderando a lista dos pedidos pelo auxílio-doença no INSS
atualizado
Compartilhar notícia
As dores nas costas são causadas por diversos motivos, como a má postura e a prática errada de atividades físicas. Cerca de 84 mil trabalhadores precisaram se afastar do emprego no último ano alegando o problema, de acordo com a Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda (SPrev). O mal está em primeiro lugar no ranking das enfermidades que mais motivam o pedido de auxílio-doença no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
O problema, que começa com uma dor, pode ocasionar alterações estéticas e até mesmo estruturais na coluna vertebral, como alerta o médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva, Rodrigo Souza Lima. Mudanças de hábitos simples podem aliviar e prevenir as dores.
1. A cadeira do trabalho é sua maior aliada
O modelo escolhido influencia diretamente na postura. Os geométricos apoiam bem o corpo no início da jornada de trabalho. No entanto, a tendência é se curvar com o passar do tempo.
“O nosso corpo usa muita energia para manter a postura ereta. O peso deve ser distribuído ao longo do eixo da coluna, mantendo sempre as costas retas e apoiadas no encosto”, explica Souza Lima. O ideal é investir em uma cadeira anatômica, que sustente a lombar.
2. Fortaleça as musculaturas do abdômen e das costas
O problema não é exclusividade de quem trabalha sentado por longas horas. Pessoas que passam muito tempo em pé e não possuem as musculaturas do abdômen e das costas fortes tendem a sentir dores também. “Com o tempo, o paciente inclina o quadril para um dos lados e se curva para a frente, aumentando, assim, a cifose torácica – a chamada corcunda – e o encurtamento muscular.
Por isso, fortalecer a estrutura dorsal e abdominal ajuda na sustentação do corpo. “Uma musculatura bem trabalhada aguenta mais tempo em pé sem cansar”, explica.
3. Deitar no sofá não vai relaxar as suas costas
O ortopedista faz um alerta: deitar no sofá para relaxar após um longo dia de trabalho pode agravar ainda mais as dores. O ideal é deitar de lado, com um travesseiro entre as pernas, assumindo uma posição fisiológica.
4. Fique atento à altura do travesseiro
É importante o travesseiro manter a cabeça na mesma linha do tronco. Evitando assim que ela fique mais alta ou mais baixa do que as costas.