Qual é, balança? Saiba 8 fatores que podem fazer seu peso oscilar
Nem sempre a variação dos números na balança tem a ver com a perda ou o ganho de gordura ou músculo
atualizado
Compartilhar notícia
Pode ser um tanto frustrante manter uma rotina diária de exercícios, ter uma alimentação equilibrada e, na hora de pesar, os números oscilantes na balança não refletirem todo esse esforço e dedicação. Mas, o que especialistas apontam é que essa variação nem sempre está associada à perda ou ao ganho de gordura ou massa muscular. Na verdade, vários fatores menos óbvios podem influenciar – e muito – o peso.
Conheça 8 fatores que podem fazer seu peso variar, segundo o site Insider.
1. Seu ciclo menstrual
De acordo com a personal trainer Hayley Madigan, mulheres tendem a ter mais oscilações no peso do que homens. Uma das razões é a instabilidade dos hormônios reprodutivos própria do período menstrual. Segundo a especialista, as mulheres retêm mais água durante a ovulação – que acontece por volta do 15º dia do ciclo –, consequência de um pico de estrogênio, e também ao fim do ciclo menstrual. Esses fatores, claro, são refletidos na balança.
2. O consumo de sal
Por incrível que pareça, o consumo excessivo de sódio provoca o aumento na retenção de líquido e, consequentemente, também pode afetar o peso. Por causa disso, o médico Tim Church recomenda maneirar no sal das refeições, principalmente na noite anterior à pesagem.
3. Consumir muitos carboidratos
O mesmo acontece quando consumimos muitos carboidratos, já que o corpo retém água para digerir esses nutrientes. De acordo com Madigan, a cada 1g de carboidratos ingeridos, nosso corpo retém 3g a mais de água. Esse acréscimo, contudo, nada tem a ver com gordura. É só o peso da água.
4. Estar desidratado
Quem nunca subiu na balança depois de uma noite de farra, regada a muito álcool, e ficou surpreso em descobrir que está pesando menos que antes? A resposta para isso acontecer é simples: você está desidratado.
O consumo de diuréticos, como a cafeína e o álcool, reduz brevemente a retenção de líquido, o que explica a diminuição do peso no dia seguinte. O efeito rebote, todavia, é inevitável, já que, quando começamos a nos hidratar novamente, o corpo retém mais água para neutralizar o álcool. E, aí, o peso aumenta novamente.
5. Não levar em conta o peso das roupas
Church também salienta que muitas pessoas subestimam o peso das roupas, especialmente o dos sapatos. O médico recomenda que a pessoa realize, se possível, a pesagem nua, com o mínimo de roupas, ou , ainda, vestindo sempre o mesmo traje e no mesmo aparelho, de modo que a leitura não sofra tantas variações.
6. Sua rotina de treinos
Treinos particularmente pesados, que exigem mais força e resistência, também podem causar alterações significativas na hora da pesagem. Isso porque os exercícios provocam um ganho temporário de peso devido a um aumento da retenção de líquido, que acontece quando o corpo precisa recuperar as fibras musculares inflamadas.
7. A hora do dia
Ao longo do dia, nosso peso vira uma verdadeira montanha-russa, já que tudo que fazemos pode influenciar os números na balança – da quantidade de refeições às idas ao banheiro.
Para minimizar essas oscilações, Church sugere que a pesagem ocorra sempre no mesmo horário, preferencialmente de manhã, quando o estômago e a bexiga estão vazios. Desse modo, é possível garantir uma comparação de peso mais justa semana após semana.
8. Problemas técnicos
Às vezes, a razão da oscilação de peso são… Problemas técnicos, simplesmente! Superfícies irregulares, calibração insuficiente e até baterias fracas podem comprometer o funcionamento dos equipamentos, impedindo-os de informar um peso preciso.
*Vale lembrar que o peso corporal não é um retrato completo da sua saúde, mas apenas mais um componente. Portanto, consulte um(a) médico(a) e faça exames regularmente para tirar qualquer conclusão sobre sua saúde.