metropoles.com

Psiquiatra revela como atletas podem lidar com pressão das Olimpíadas

Luan Diego Marques diz que exercícios de respiração e atenção plena são indicados, antes e durante os Jogos Olímpicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jamie Squire/Getty Images
Simone BilesU.S. Gymnastics Championships 2019 – Day 4
1 de 1 Simone BilesU.S. Gymnastics Championships 2019 – Day 4 - Foto: Jamie Squire/Getty Images

Diversos atletas têm falado abertamente sobre saúde mental durante as Olimpíadas de Tóquio. Esta semana, a ginasta norte-americana Simone Biles, ganhadora de quatro ouros olímpicos, pegou o mundo interno de surpresa ao desistir da competição em prol de seu bem-estar psicológico.

“Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos”, declarou Biles à imprensa.

“Não somos apenas atletas. Somos pessoas, afinal de contas, e às vezes é preciso dar um passo atrás”, continuou a ginasta, afirmando que precisará de um tempo para colocar as emoções em dia.

5 imagens
Ela abandonou o torneio em prol de sua saúde mental
"Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos", declarou a atleta de 24 anos
"Acho que a saúde mental é mais importante nos esportes nesse momento", continuou
Simone Biles desistiu de participar de algumas provas durante os Jogos de Tóquio
1 de 5

Simone Biles, ginasta multicampeã dos Estados Unidos

Laurence Griffiths/Getty Images
2 de 5

Ela abandonou o torneio em prol de sua saúde mental

Divulgação
3 de 5

"Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos", declarou a atleta de 24 anos

Laurence Griffiths/Getty Images
4 de 5

"Acho que a saúde mental é mais importante nos esportes nesse momento", continuou

Jamie Squire/Getty Images
5 de 5

Simone Biles desistiu de participar de algumas provas durante os Jogos de Tóquio

Wally Skalij /Los Angeles Times via Getty Images

O skatista Nyjah Huston, também dos Estados Unidos, desabafou sobre a pressão dos Jogos Olímpicos nas redes sociais depois de ficar em sétimo lugar no torneio de skate street no último domingo (25/7). Ele era um dos favoritos ao pódio.

Em post no Instagram, Huston lamentou a derrota e disse que a pressão de ser um atleta de renome internacional “não é fácil”. Ele ainda declarou que é “muito duro” consigo mesmo quando não corresponde às expectativas.

Segundo o psiquiatra Luan Diego Marques, esse debate sobre saúde mental conduzido por esportistas tão consagrados vem em boa hora e é de suma importância, uma vez que ajuda a desestigmatizar problemas como o burnout e a depressão.
Ainda de acordo com ele, celebridades e grandes atletas que expõem suas fragilidades emocionais ajudam a combater a psicofobia, o preconceito contra as vítimas de transtornos psicológicos.

“Essa atitude humaniza a imagem dos esportistas e mostra que até mesmo campeões olímpicos precisam estabelecer limites e cuidar da saúde mental”, analisa.

saúde mental
Exercícios de respiração e de atenção plena ajudam atletas a manter a saúde mental em grandes competições

O médico ressalta a importância do acompanhamento psicológico para atletas, sobretudo antes de grandes competições. “Além de treinar o corpo, os esportistas precisam treinar a mente para torneios como as Olimpíadas. Eles devem saber lidar com a alta expectativa do público e com a pressão das provas”, elucida.

Exercícios de respiração e de atenção plena são os mais indicados pelo profissional para quem busca relaxar em momentos de alto estresse. “Esses exercícios desligam parcialmente os estímulos sensoriais externos e aumentam a concentração”, explica, afirmando que todos podem realizá-los afim de aliviar as tensões do dia a dia.

“Afinal, todos nós vivenciamos situações de estresse”, diz ele, que ensina um exercício simples de respiração para testar em casa. “Em momentos de ansiedade, eu sempre oriento meus pacientes a colocaram as duas mãos sobre o peito, realizando 10 inspirações bem profundas e 10 expirações bem intensas”, orienta.

Ele ainda indica os aplicativos Calm, Meditopia e Headspace para quem deseja exercitar a atenção plena.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?