Probióticos ajudam a emagrecer e perder peso? Veja o que já se sabe
Alimentos que contêm probióticos costumam fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, o que pode, de fato, ajudar na perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Alimentos que contêm probióticos costumam fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Portanto, se você está trocando os processados por esse tipo de ingrediente, isso pode ajudá-lo a perder peso, porque você passa a ingerir uma quantidade maior de comida à base de plantas e ricas em fibras.
Porém, não existe evidência científica de que, sozinhos, os probióticos são eficientes na perda de peso. O que se sabe é que pessoas magras possuem diferentes tipos de micróbios em seus intestinos em comparação com pessoas obesas.
O que são?
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes. Eles também são capazes de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.
Existem duas formas principais de ingerir probióticos. A primeira é consumir alimentos como o iogurte natural ou kefir, que dispõem dessas bactérias. A outra é ingerir por meio de suplementos.
Pesquisadores apontam que a alteração das bactérias intestinais pode ser resultado da perda de peso e não a causa. Mas ainda não está claro se perder peso faz com que seu microbioma mude ou se mudá-lo faz com que você perca peso.
Um artigo publicado na revista Nutrition Today revelou que bactérias associadas a indivíduos magros aumentaram em obesos quando eles participaram de uma dieta para perda de peso sem qualquer outra intervenção. Portanto, simplesmente tomar um suplemento de probióticos não fará diferença em seu peso se você não fizer as mudanças necessárias na sua dieta.
Entre os alimentos com probióticos, temos:
Iogurte natural: é a principal e maior fácil fonte de probióticos encontrada no mercado;
Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte natural, mas possui um teor mais elevado de probióticos;
Leite fermentado: é um produto especial que, geralmente, contém lactobacilos adicionados;
Kombucha: é uma bebida fermentada feita, principalmente, a partir do chá preto;
Chucrute: é produzido a partir da fermentação de folhas frescas de repolho ou de couve;
Picles: é uma conserva de legumes na qual os alimentos são colocados para fermentar em água e sal;
Levedura natural: é um composto de leveduras e bactérias que pode ser utilizado na preparação de pães, tortas e bolos.
Confira como encaixar alimentos probióticos na sua dieta:
- Café da manhã: troque a aveia instantânea com sabor por uma batida de frutas com kefir;
- Almoço: substitua o refrigerante com açúcar por um kombucha;
- Jantar: troque o purê de batata por uma salada de brócolis e chucrute ou uma tigela de sopa de missô.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/