Pode usar tênis All Star na musculação? Especialistas respondem
Segundo profissionais, o tênis com solado reto é o mais indicado para a prática porque garante estabilidade e minimiza o risco de lesão
atualizado
Compartilhar notícia
Quem frequenta as academias de musculação percebeu que muitos trocaram os clássicos tênis de performance por modelos com solado reto, caso dos calçados das marcas Converse – conhecido como All Star – e Vans. Como a recomendação começou a circular com força com TikTok, o Metrópoles conversou com especialistas para saber se é fato ou fake.
O personal trainer e professor da Premiere Training Gym, Thiago Sampaio, defendeu a tendência. “Os tênis de solado reto são excelentes devido ao ‘drop baixo’, que é a relação do calcanhar com a parte da ponta do pé. Quanto mais próximos os pés estão do solo, maior a funcionalidade do próprio pé”, afirma.
Thiago Sampaio explica que os tênis com amortecimento podem gerar dores no tornozelo e no joelho. O calçado funciona, ainda, como uma uma mola e não garante a estabilidade necessária na musculação: “é como treinar no bosu, aquela meia bola instável”.
Cada modalidade de atividade física exige um modelo específico de calçado. Quem destaca é Luiz Fernando Filho, ortopedista e traumatologista do Hospital Brasília. “A corrida requer tênis com solado mais firme, mas com amortecimento de impactos. Já o tênis exige calçados com contraforte lateral ou cano maior para evitar entorses”, explica.
Para a musculação, o personal trainer Thiago Sampaio indica o modelo barefoot – do inglês, “pés descalços”. “Ele é totalmente reto no solado e mais aberto na parte da frente. Ou seja, deixa os dedos mais livres e aumenta a base de sustentação”. O ortopedista Luiz Fernando Filho explica que o tênis de sola reta também é indicado para a prática de skate.
E quem faz cardio?
Se o seu aquecimento é com frequência uma caminhada ou uma corrida na esteira, nada temas: não é preciso levar dois tênis diferentes para a academia. “Se for um tempo breve, de 5 minutos, o uso do barefoot não vai te levar a uma lesão”, afirma Thiago Sampaio.
Mas, se o cardio é o foco do seu treino, o treino com amortecimento é essencial. “Não é indicado praticar corrida com tênis de solado reto. A corrida tem muito impacto e, nesse caso, não teria a absorção dessa energia. Isso sobrecarregaria as articulações, tendões e ossos”, explica o doutor Luiz Fernando Filho.