Absorvente pode conter componentes tóxicos letais, diz pesquisa
O estudo francês revela itens prejudiciais à saúde em produtos de higiene feminina, que podem levar usuárias à morte
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa, realizada pela revista francesa 60 Millions Consommateurs, revelou que existem produtos tóxicos na composição de absorventes. Tais itens são tão prejudiciais à saúde que podem levar usuárias à morte.
O estudo detectou resíduos tóxicos, como dioxina, inseticida e glifosato, em cinco marcas de produtos higiênicos da França. Esses componentes podem causar câncer, problemas reprodutórios, danos ao sistema imunológico, entre outros.
A multinacional P&G, proprietária da empresa de higiene feminina Tampax, citada na pesquisa, se pronunciou sobre o assunto.
“As avaliações de segurança foram revisadas por um comitê de peritos independentes com médicos, cientistas e autoridades de saúde. Mencionar dioxina na Tampax é um erro. A purificação de algodão e rayon utilizada para os nossos absorventes envolve um processo isento de cloro elementar, que não causa a produção de dioxina. Isto foi confirmado pela sua análise”, afirmou o porta-voz da multinacional.
Uma petição criada na França, que já acumulou mais de 180 mil assinaturas, pede mais informações envolvendo a composição química de produtos de higiene íntima.
“Quando compramos produtos cosméticos, podemos obter informações sobre o que eles contêm e como eles são feitos, mas quando se trata de algo que usamos todos os dias e que está em contato com as nossas partes íntimas, não temos conhecimento nenhum”, afirmou a criadora da petição, Mélanie Doerflinger, ao BFM TV.