metropoles.com

Pesquisa mostra que álcool é “porta de entrada” para outras drogas

O estudo mostrou que quanto mais cedo ocorre o contato com o álcool, maior a chance dos consumidores se envolverem com outras drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
girl putting joint in ashtray at crazy party
1 de 1 girl putting joint in ashtray at crazy party - Foto: iStock

Em algum momento da vida você já ouviu que “o álcool também é uma droga” ou “as pessoas começam com a maconha e depois vão para outras drogas”. Pois bem, uma pesquisa acaba de juntar as duas frases clichês e desmistificar o que realmente faz uma pessoa experimentar substâncias mais pesadas.

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of School Health, o primeiro estimulante consumido por pessoas que apresentam problemas com drogas é o álcool.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Texas A&M University e da University of Florida ouviram 2.835 estudantes, nos EUA, e analisaram as respostas relacionadas ao uso de entorpecentes.

Os resultados mostraram que o consumo de álcool entre jovens, na maioria dos casos, começa junto ao tabaco ou maconha. A idade em que as pessoas iniciam o hábito de beber também está relacionada à predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.

“Os entrevistados que iniciaram o uso de álcool na sexta série relataram tempo de vida significativamente maior no uso de substâncias ilícitas. Também tiveram o uso de substâncias ilícitas mais freqüentes do que aquelas pessoas que iniciam o uso de álcool na nona série ou mais tarde”.

Como conclusão do estudo, os pesquisadores viram que quanto mais cedo ocorre o contato com o álcool, maior a chance dos consumidores se envolverem com outras drogas posteriormente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?