Personal trainers do DF revelam qual o melhor exercício para perder gordura
Se esse é o seu objetivo, profissionais da área ensinam como otimizar os resultados
atualizado
Compartilhar notícia
Passar horas na esteira. Fazer longas caminhadas. Pedalar por vários quilômetros. Se essas são as primeiras imagens que vêm à mente quando o assunto é malhar para perder gordura, talvez seja a hora de rever alguns conceitos.
A convite do Metrópoles, diversos profissionais de educação física do Distrito Federal revelam, sem rodeios, qual o melhor exercício se o objetivo é afinar as medidas. A resposta nem sempre está nas atividades aeróbicas, como supõe o imaginário popular.
Vale lembrar: todo processo de emagrecimento envolve multidisciplinaridade. Mais que seguir as recomendações listadas a seguir, é preciso fazer acompanhamento médico e, também, com um nutricionista, que fará uma análise da dieta mais adequada para o seu perfil.
Mãos à obra!
Musculação
À frente da coluna Na Medida, do Metrópoles, a educadora física e expert em treinamento resistido Sabrina Mundim defende que os exercícios mais eficientes para dar “adeus” às gordurinhas são, principalmente, os de musculação.
“Assim, você estará o tempo todo trabalhando sua composição corporal”, ensina. Segundo ela, ao “trocar” gordura por massa magra, ganha-se aumento do gasto energético, mesmo em repouso. “Além de um formato bonito de corpo”, pondera.
Sabrina salienta, no entanto, que não adianta esperar que o exercício, sozinho, faça milagres. “Não há como emagrecer somente com o gasto energético do exercício. Siga um plano alimentar adequado e individualizado”, orienta.
Malhar grandes grupos musculares
Na opinião do personal trainer Rodrigo Resende, os exercícios que mais queimam gordura são os multiarticulares e aqueles que trabalham grande grupos musculares. Um exemplo? Fazer agachamento. E não só utilizando cargas, mas se valendo de metodologias diferentes, como isometria e bi sets.
“Quanto maior o grupo muscular, mais microlesões são geradas em nosso organismo. Com isso, aumenta-se a massa magra e a taxa metabólica basal. Isso fará com que o corpo consuma gordura”, avalia o especialista em emagrecimento.
Exercícios intensos
Para a personal trainer da academia O2 Fitness, Karina Batista, é difícil responder apenas um exercício que ajude na perda de gordura. Isso porque, em sua visão, o que vai definir os resultados é a junção de intensidade com assiduidade.
Estudos apontam a musculação como grande aliada para quem tem o desejo de emagrecer. O poder da queima calórica não está somente durante o treino mas, principalmente, após ele
Karina Batista, personal trainer
Assim como Sabrina, ela complementa que a modalidade precisa ser associada com uma dieta balanceada, “o casamento perfeito para quem almeja resultados”.
Leg press ou agachamento
Personal trainer e coordenador da BodyTech da Asa Norte, Talles Sucesso alega que o processo de perda de gordura envolve alimentação, descanso, hidratação e claro, o treino. “O melhor de todos os exercícios para o emagrecimento é o levantamento de bumbum da cadeira para ir treinar”, brinca.
Segundo o profissional, a musculação vem se mostrando o treino mais eficiente no processo de diminuição do percentual de gordura pela ciência há algum tempo.
“É tipo de exercício que mais aumenta a massa muscular, que é fundamental para diminuir a gordurinha indesejada. Mais músculo, mais gordura você queima durante o sono”, argumenta, indo ao encontro de outros personal trainers ouvidos na reportagem.
Da mesma maneira que Rodrigo, Talles tem como preferidos o agachamento livre e o leg press, sendo o último o “top 1” se pudesse escolher apenas uma atividade. “A intensidade do treino aumenta o resultado, logo, o exercício que trabalha a maior quantidade de musculatura irá ser mais eficiente”, finaliza.