Perfumes de verão: veja dicas e produtos para ficar cheiroso no calor
Dermatologista ensina truques para driblar o suor e altas temperaturas. Confira produtos adequados para manter o aroma agradável na estação
atualizado
Compartilhar notícia
Queridinho entre as estações do ano, o verão é conhecido pelos dias ensolarados e sempre faz um convite a curtir as altas temperaturas à beira-mar. Porém, o calor também traz consigo o incômodo causado pela transpiração e bactérias que causam mau odor, tirando um tanto do glamour do fim de ano.
Com a chegada da temporada, alguns truques prometem ajudar quando as altas temperaturas não dão trégua e o suor teima em aparecer o tempo todo.
Para manter o frescor e o perfume durante o período, o Metrópoles consultou a dermatologista Mariana Costa, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) do Hospital Anchieta de Brasília.
Confira as dicas:
Higiene em primeiro lugar
Tudo começa por uma rotina de higiene pessoal adequada. Após o tradicional banho diário, a especialista recomenda secar bem as áreas de dobras — como axilas e entre os dedos dos pés.
Caso você seja do time que precisa tomar mais de um banho por dia, vale o alerta: o excesso de água quente e sabonete pode interferir na barreira cutânea da cútis e acarretar em ressecamento e irritações.
A dica da especialista, nesses casos, é que “as duchas sejam rápidas, mornas e com muita parcimônia no sabonete”.
Pele hidratada
A hidratação é fundamental, e ela começa de dentro para fora. Ingerir bastante líquido ajuda a conservar a temperatura interna e manter a produção de suor equilibrada. Além disso, aplicar um produto hidratante corporal antes do perfume contribui para reter o cheiro da fragrância por mais tempo.
Tipos de fragrâncias
Apesar do tipo de fragrância ser relacionado a gosto pessoal, notas cítricas e florais costumam cair bem no verão por conta da sensação de frescor. Investir em produtos menos concentrados como colônias e os chamados eau de toilette também são boas pedidas para o verão.
Rotina regrada
Outra boa dica é adequar a sua rotina diária de exercícios e alimentação aos horários mais propícios do dia. Se exercitar no início da manhã ou no final do dia e evitar alimentos muito quentes e condimentados podem ajudar a manter a sensação de frescor durante os próximos meses.
Outra boa dica é usar roupas frescas e de tecidos naturais, que contribuem para melhorar a transpiração durante o dia.
Localização estratégica
Além de escolher bem o perfume, saber aplicá-lo faz toda a diferença. As áreas de maior circulação sanguínea contribuem para a maior propagação do perfume ao seu redor, enquanto nas áreas de menor circulação (mais frias), a liberação do perfume acontece de forma lenta e menos intensa.
Os pulsos, atrás das orelhas, entre os seios, a nuca e o umbigo são exemplos de áreas quentes. A região do colo e até a própria roupa são áreas frias. Uma dica inteligente: mesclar os dois tipos de região.
Lembre-se: a exposição ao sol sobre as áreas de aplicação direta do perfume pode causar manchas. Ou seja, nada de exagerar no perfume antes de ir à praia ou curtir o dia na piscina.
Aproveite uma seleção de produtos para colocar as dicas de especialista em prática: