Os vídeos de malhação dos anos 1980 estão voltando com tudo
Dançarina de Kanye West lançará sua própria série de treinos por streaming. Relembre famosos que se arriscaram no mundo fitness
atualizado
Compartilhar notícia
Os vídeos de exercícios aeróbicos foram uma verdadeira febre nos anos 1980 e 1990. Era possível aprender com as estrelas a deixar a silhueta mais enxuta, bem na sala da sua casa. A prática está de volta e ganhará status de modernidade com uma ajudinha de Teyana Taylor, dançarina que brilhou no videoclipe de “Fade” do rapper Kanye West.
À época do lançamento do clipe, muita gente ficou abismada com o corpo tonificado de Teyana, que tinha acabado de ter um bebê. Ela atribuiu o shape trincado à dança e desde então virou embaixadora oficial da Reebok. Em fevereiro, lançará sua própria série de treinos por streaming: O Fade 2 Fit.
O projeto é, de certa forma, uma revisita aos clássicos vídeos de ginástica que fizeram sucesso no final do século XX. Jane Fonda foi a pioneira. Cher, Mark Wahlberg, as modelos Cláudia Schiffer e Cindy Crawford e até Chuck Norris são alguns que lançaram seus vídeos.
Jane Fonda
A atriz teve o tempo ao seu favor lançando seus vídeos em 1982, época na qual o lifestyle voltava-se para o mundo fitness — além de coincidir com surgimento do videocassete.
Numa aula em Century City, na Califórnia, Jane Fonda encontrou um estilo de exercício de longa duração que queimava calorias de forma dinâmica. Fez uma parceria com a professora que dava a aula e juntas montaram um estúdio de sucesso na ensolarada Beverly Hills de 1979.Daí por diante ela escreveu um livro, Workout de Jane Fonda, que passou dois anos no New York Times na lista dos mais vendidos. Foi questão de tempo para que a atriz apostasse no mercado de vídeos, que ainda andava a passos lentos.
50 mil dólares foram disponibilizados para os custos de produção e as gravações não foram fáceis. Fonda tinha que se lembrar de dizer “esquerda” quando queria que o espectador fosse para a direita e não poderia errar poque tudo era filmado em sequência. Outra “tomada” significava literalmente outra sessão de aeróbica inteira – haja fôlego.
As fitas continuaram ao longo dos anos 1990. Ao todo, Fonda lançou mais de 20 tipos de treinos, ambos em VHS e DVD. Seu último, chegou às lojas em 2010, quando ela tinha 72 anos.
Cher
Depois disso, foi questão de tempo para que outros lançassem seus vídeos mostrando dicas para alcançar a boa forma física. Cher, no inicio da década de 1990, tinha 44 anos e era considerada um ícone de beleza física.
Além dos figurinos exóticos, o diferencial estava nas mensagens de autoajuda do inicio do VHS e o fato de Cher ser uma estudante, sendo liderada por uma professora assim como quem estava assistindo a fita.
Claudia Schiffer e Cindy Crawford
A década de 1990 também colocou o termo top model em voga. Claudia Schiffer e Cindy Crawford viviam a melhor época de suas vidas profissionais e não iam perder a oportunidade de lançar seus próprios vídeos. Cindy veio primeiro, em 1992, e Claudia logo em seguida — com direito a merchandising no clássico filme Sessão da Tarde, “Riquinho” com Macauly Culkin.
Chuck Norris e Mark Wahlberg
Se você está achando que só mulheres dominavam as prateleiras das videolocadoras, está muito enganado. Chuck Norris, meus amigos, o lendário ator, arriscou-se a fazer vídeos com técnicas de autodefesa.
Além dele, Mark Wahlberg, nos tempos de Marky Mark, era uma verdadeira sensação nos anos 1990. Ele ganhou uma boa grana fazendo vídeos que deixariam qualquer Felipe Franco no chinelo.