metropoles.com

Os maiores malefícios do açúcar podem estar ligados apenas à frutose

Em sua forma isolada, há chances desse tipo de adoçante trazer problemas para coração, fígado e metabolismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Different Kinds of Sugar in the Spoons
1 de 1 Different Kinds of Sugar in the Spoons - Foto: iStock

Açúcar faz mal virou máxima de quem fica de olho na saúde. Para não deixar os doces de lado, várias pessoas optam por consumir versões light e diet, mas não percebem que o problema pode estar apenas no tipo de adoçante usado.

Pesquisas recentes têm apontado onde está o perigo de adoçar a comida: no consumo exagerado e frequente de frutose. “Não é preciso se preocupar com ela em alimentos naturais, como frutas. O problema é esse açúcar isolado e em quantidade industrial”, ressalta a nutricionista Marcia Daskal.

Complicações cardíacas, gordura acumulada no fígado, diabetes tipo 2, comer de forma compulsiva e alterações no metabolismo são alguns impactos do excesso desse adoçante. O grande motivo para isso é a absorção dessa substância, que não precisa de insulina e é assimilada diretamente.

A frutose é encontrada em frutas, xaropes para adocicar produtos industrializados e até no açúcar “de mesa”, uma mistura da substância com glicose. Se você quer evitar esse adoçante, a dica é não consumir alimentos com “xarope” e “xarope com alto teor de frutose” nas embalagens. “Algumas geleias são adoçadas com suco de uva ou maçã, isso também apresenta bastante frutose”, aponta Marcia.

Para a nutricionista, não é preciso fugir desse tipo de açúcar. “Não é um vilão, só usamos de forma exagerada e isso traz vários malefícios, afetando até os neurotransmissores”, diz Marcia.

Um relatório da Queens College fez um link entre pessoas obesas e alteração do neurotransmissor dopamina, um dos responsáveis pela alimentação de forma compulsiva nos pacientes com dieta de altos níveis de frutose. Os xaropes foram investigados e é possível que eles tenham contribuído em casos de sobrepeso e obesidade.

Nenhuma solução radical, como cortar totalmente a substância, realmente é eficaz, aponta a nutricionista. “Se eu tirar a frutose, o produto não vai ter a mesma textura e cor. Vou ter que adicionar conservantes para compensar, pois esse também é papel do açúcar”, afirma. 

Para o bolso e paladar, a melhor opção é o açúcar de cana. “É mais acessível, mas não deve haver exagero. Devemos usar só para adoçar mesmo, pois é difícil determinar qual quantidade faz mal. Ninguém precisa ter medo, apenas saber o que está consumindo e fazer escolhas”, fala a nutricionista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?