metropoles.com

Os drinks que bombaram em 2016 e as promessas do próximo ano

Do Moscow Mule ao gin. Da catuaba gourmetizada até o Aperol Spritz. O ano foi marcado por referências ecléticas na coquetelaria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Em um ano cheio de momentos que inspiraram grandes celebrações e “fossas” intensas, nada se fez tão presente e necessário quanto uns #bonsdrinks. E não faltaram novidades nesse segmento ao longo dos últimos meses.

Declarado como drink do verão, o Aperol Spritz entrou na listas das bebidas mais pedidas há algumas temporadas, mas foi nos primeiros meses do ano que ele se tornou febre nas praias e festas à beira da piscina.

Giovanna Bembom/Metrópoles

O posto de drink do momento rapidamente foi ocupado pelo Moscow Mule. O coquetel feito com vodca, suco de limão e solução de gengibre servido em uma canequinha de cobre charmosa marcou presença em inúmeros bares e restaurantes da capital.

Com um pezinho na década de 1950, a história conta que o Moscow Mule foi inventado na década de 1950 como parte de uma ação de marketing para ajudar a popularizar a vodca nos Estados Unidos. A origem do termo é motivo de polêmica entre os apaixonados pela bebida, mas todos concordam que a “mula de Moscow” faz referência direta ao seu alto teor alcoólico que varia entre 35% e 60%. Algo similar a um coice de tão forte.

Giovanna Bembom/Metrópoles

Depois de beber muito Aperol e virar muitas canequinhas de Moscow Mule, o brasiliense se entregou a moda do gim. As marcas especializadas na bebida transparente feita a partir de cereais viram a demanda crescer nas principais praças do país e Brasília acompanhou o movimento.

Bartenders criaram receitas exclusivas; bares investiram em parcerias com os principais rótulos presentes no mercado nacional e festas incluíram o gim em suas opções open bar.

Os principais bureaus de tendências do país apontam que o gim vai bombar durante os próximos meses e deve ser a base do drink do verão 2017.

Felipe Menezes/Metrópoles

Para finalizar a retrospectiva dos “bons drinks” em 2016 não podíamos deixar de fora a gourmetização da Catuaba Selvagem, velha conhecida do brasiliense baladeiro.

Após ganhar o verão de cidades como Caraíva, Trancoso e Ilhabela, a catú virou hit entre os hipsters de São Paulo e a galera descolada do Rio de Janeiro. Também foi lançada uma nova versão, que mistura açaí às ervas afrodisíacas encontradas na composição tradicional. O novo produto foi recebido com euforia pelos fãs nas redes sociais.

Para quem animar e quiser fazer em casa, siga as dicas:

Gim tônica com especiarias por Help!Bar

8 Pedras de gelo
50 mL de gim
Meia lata de água tônica
Mexer e acrescentar duas fatias de tangerina e dois ramos de alecrim.
Servir na taça de vinho Bordeaux

Moscow mule por Help!Bar

5 pedras de gelo
50ML de vodka
20ML de suco de limão
Completar com espuma de gengibre/gengibier (feita da mistura de gengibre com cerveja ou de de gengibre com açúcar)
Servir na caneca de cobre

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?