metropoles.com

OMS lança pontos-chave para reduzir sedentarismo em 15% até 2030

A cartilha enfoca incentivos e campanhas públicas para tornar adolescentes e adultos mais ativos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
corrida
1 de 1 corrida - Foto: iStock

Praticar exercícios traz inúmeros benefícios. Mexer o corpo alguns minutos por semana pode prevenir doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, câncer de mama e de cólon. Além disso, é comum sentir bem-estar e felicidade depois de atividades físicas.

Mesmo com todas essas vantagens, pode ser difícil encaixar na rotina corrida um tempo para se exercitar. O sedentarismo aflige até 70% da população de alguns países, dependendo dos meios de transporte, maior uso de tecnologia, valores culturais e urbanização. As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para combater os impactos negativos de se ficar parado frequentemente, o órgão divulgou novas metas: diminuir o sedentarismo em adolescentes e adultos em 10% até 2025 e reduzir essa taxa em 15% até 2030. Os objetivos são acompanhados de quatro grandes temas a serem trabalhados, de acordo com a OMS.

Confira as medidas:

1. Criar sociedades ativas

 

O primeiro ponto, segundo o órgão, é criar uma cultura mundial por meio da qual as pessoas entendam e valorizem os benefícios das atividades físicas. Para isso, é importante contar com incentivos e campanhas públicas preparadas pelas nações compromissadas com o tema.

2. Elaborar espaços ativos

 

Acessibilidade e segurança são aspectos importantes na prática – ou na falta de prática – de exercícios. A OMS indica a criação de espaços seguros que respeitem os direitos de pessoas com diferentes idades e capacidades. A ideia é ter um local acolhedor e de graça para mover o corpo.

3. Incentivar pessoas ativas

 

O foco aqui é criar comunidades e famílias saudáveis. Para isso, o plano da organização é promover aulas e ações de integração entre indivíduos por meio de esportes e exercícios.

4. Formar sistemas ativos

 

Conscientizar líderes e pessoas influentes sobre a necessidade de exercício na rotina é uma das maiores recomendações da cartilha. Vigiar os hábitos e impulsionar pesquisas a respeito do assunto também formam sistemas para combater o sedentarismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?