Da alimentação aos móveis de casa. Conheça as mil e uma funções do óleo de coco
Há algum tempo o alimento virou o grande aliado da boa nutrição. O que você não sabia é que ele serve para muito, mas muito, mais
atualizado
Compartilhar notícia
Há tempos o óleo de coco virou o queridinho do momento. Ivete Sangalo e Gisele Bündchen são algumas celebridades que já admitiram usar o alimento na dieta do dia a dia. Com diversas propriedades que são ótimas para a saúde, ele está sendo ingerido puro ou misturado com outros alimentos. E até na rotina de limpeza da casa e dos cuidados com os pets.
De acordo com a nutricionista e especialista em Obesidade e Emagrecimento, Marina Melo, o óleo de coco tem alto teor de triglicerídeos de cadeia média (TCM) e já foi comprovado a sua importância na formação de hormônios sexuais e da membrana celular, no fortalecimento da imunidade, na proteção do fígado, absorção do cálcio, no aumento do colesterol bom – HDL, no equilíbrio da microbiota intestinal, na ação antifúngica e antibacteriana, e muitos outros.
Por ser um óleo muito estável (mais de 90% dele é gordura saturada, altamente estável), a estrutura química do alimento não é alterada em altas temperaturas, ao contrário dos óleos vegetais, mantendo-se saudável durante o cozimento dos pratos.
Para a nutricionista esportiva Mariana Pires, as pessoas têm medo de consumir gordura, mas sabendo consumir, ela é boa para o emagrecimento, pois a digestão fica mais lenta, demora mais para sentir fome e fica com a sensação de saciedade.
“Claro que não pode sair comendo qualquer tipo de gordura. A do óleo de coco, por exemplo, é saturada, mas vem da fruta. Um organismo inflamado tem dificuldade de queimar gordura acumulada e o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório”, explica.
Lembrando que nada em excesso faz bem. Marina Melo indica de uma a três colheres de sopa por dia, mas cada caso é avaliado individualmente.
Ele é tão maravilhoso que criamos uma listinha com as melhores utilidades para esse óleo que dá o que falar.
Alimentação
- Ao invés de adicionar açúcar e leite ao seu café, que tal incrementá-lo com uma colherzinha de óleo de coco? Quem dá a dica é a nutricionista Mariana Pires. Ele vai adoçá-lo na medida certa, e ainda funcionar como termogênico natural.
- Troque a manteiga/margarina ou qualquer outro óleo pelo de coco na hora de preparar os alimentos. Ele é ótimo para refogar, fazer grelhados.
- Misture na vitamina, shake, suco, receitas de bolo, pão, tempere saladas, legumes,e muitos outros.
Beleza
- Após o banho, aplique o óleo em todo o corpo para hidratar a pele. Se quiser novos aromas, experimente misturar algumas gotas de óleo de lavanda.
- Para hidratar o cabelo, devolver a saúde e o brilho dos fios, aplique o óleo mecha a mecha, até cobrir todo o cabelo. Pegue os fios da orelha para baixo. Após duas horas, lave o cabelo normalmente.
- Use como hidratante labial.
- Para amaciar as cutículas, aplique um pouco de óleo de coco em cima das cutículas, massageie delicadamente, deixe atuar durante 5 minutos e limpe o excesso com um lenço de papel.
- Se quiser um esfoliante facial ou corporal natural, basta derretê-lo, acrescentar um pouco de açúcar e pronto.
- Como removedor de maquiagem, aplique-o em movimentos circulares até retirar toda a maquiagem, e enxague.
- Preserve as cerdas de seus pincéis de maquiagem limpando-as com óleo de coco.
- Aproveite que água e óleo não se misturam e tenha um novo creme de barbear. A lâmina vai deslizar sem problemas, e ainda vai deixar sua pele macia e hidratada.
- Os componentes do óleo do coco aumentam a produção de colágeno e, portanto, suavizam rugas e linhas de expressão. Aplique duas vezes por dia na área dos olhos para ter um novo creme anti-idade.
Na casa
- O óleo de coco penetra na madeira e a deixa com um aspecto brilhante por mais tempo. Para um lustra-móveis natural, basta aplicá-lo com um pano macio nas superfícies desejadas.
- Com um pano limpo e seco retire o excesso de sujeira ou poeira do couro e aplique o óleo em movimentos circulares. Passe um pano macio e limpo para arrematar e garantir o brilho e a hidratação do couro.
- Para lubrificar peças de metal, use uma pequena quantidade de óleo de coco derretido em motores pequenos, como de liquidificadores e furadeiras. Cuidado: o excesso, quando solidificado, pode acabar travando o motor. Ele também é ótimo para desemperrar zíperes, porcas e parafusos enferrujados.
- Ferrugem? Óleo de coco. Espalhe uma camada fina de óleo de coco na ferrugem. Deixe agir por duas horas, coloque o utensílio em água morna e limpe-o com um pano macio.
Saúde
- Óleo de coco funciona como um ótimo fungicida. Seu efeito anti-fúngico, ajuda no combate a micoses e cândidas, por exemplo. O ácido cáprico, ácido caprílico e o ácido láurico, presentes na cadeia média de ácidos gordos saturados do óleo de coco, trabalham em conjunto e asseguram uma rápida eliminação da infecção.
- O mesmo ácido láurico ajuda no tratamento de herpes labial. Basta aplicar um pouco de óleo de coco diretamente na ferida, várias vezes ao dia.
- Com ação antibactericida, fungicida e antiviral, o óleo de coco é muito bom para aliviar e hidratar inclusive o bumbum dos bebês. Ótimo creme para assaduras.
- Dor de garganta? O óleo de coco reveste a garganta e alivia as dores, causadas pelo ar seco, ou resfriado/alergia. Tome entre meia e uma colher de chá de óleo 3 vezes por dia, a última colherada logo antes de dormir.
- Cicatrização de feridas: Um estudo em ratos descobriram que as feridas tratadas com óleo de coco virgem, curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.
Pets
- Quer aliviar as coceiras do seu cachorro com algo natural? O consumo regular de óleo de coco melhora a saúde da pele em geral, ajudando o corpo a combater e suavizar sintomas de eczemas, alergias a pulga, dermatites de contato e coceiras no geral.
- Tá calor? Imagina para os bichinhos. Misture em proporções iguais, manteiga de amendoim e óleo de coco, coloque em uma fôrma de gelo e deixe no freezer.
- Se seu animalzinho sofre de artrite, ou está propenso a isso, o óleo de coco ajuda a aliviar a dor ou impedir que isso aconteça.