Oito dicas para acelerar seu metabolismo e emagrecer mais rapidamente
Especialista dá dicas simples para aumentar o metabolismo e fazer as pazes com a balança
atualizado
Compartilhar notícia
Se você está na luta para perder medidas, com certeza já ouviu a máxima “é preciso queimar mais calorias do que se ingere“. Embora seja prático na teoria, o método acaba se transformando em um bicho de sete cabeças quando os resultados são lentos ou, em alguns casos, não existem.
A tese não é falsa. Para conseguir perder alguns números na balança, a ingestão calórica deve ser menor que àquela gasta. Isso, no entanto, só acontece com uma reeducação alimentar alinhada à prática de exercícios físicos. Mas, é o suficiente? O médico Márcio Velasques explica que não.
Metabolismo rápido
Um dos diferenciais é, por exemplo, o metabolismo. Fazer ele funcionar “rapidamente” é essencial para alcançar os resultados desejados. Ele ainda esclarece que um funcionamento fisiológico rápido tende a fazer o corpo a gastar mais calorias e, consequentemente, potencializar a perda de peso.
“O metabolismo é a soma das reações químicas relacionadas à construção e reparação de tecidos, como músculo, pele e cabelo, à regulação da temperatura corporal, à produção de energia e à manutenção das funções vitais, tais quais a respiração e circulação sanguínea”, explica o especialista em emagrecimento.
“Para realizar todos esses processos e se manter funcionando, nosso corpo gasta as calorias ou a quantidade de energia que o organismo utiliza, em repouso, para exercer suas funções básicas”, esclarece.
É nesse momento que ele ressalta ser possível adotar estratégias para potencializar e acelerar essa fenômeno fisiológico. No entanto, Velasques alerta: “Nenhuma estratégia vai ser capaz de funcionar sozinha e compensar uma ingestão calórica exagerada ou uma alimentação ruim.”
8 dicas para acelerar seu metabolismo
Faça exercícios de alta intensidade (HIIT)
Exercícios de alta intensidade fazem com que o corpo queime mais calorias, inclusive nos períodos de descanso.
Beba água
A água tem papel fundamental nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo. Portanto, quando o seu consumo é feito na quantidade adequada, o organismo funciona melhor.
Consuma mais proteína
Nosso corpo queima calorias para digerir o que comemos. A proteína é o macronutriente que tem maior efeito termogênico no organismo.
Durma bem e reduza o estresse
O cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade, assim como a adrenalina, faz com que haja redução do gasto calórico e aumento do estoque de gordura. Portanto, descanse ao menos oito horas por dia.
Invista na pimenta
Além de favorecer a queima calórica, a ação adrenérgica da pimenta reduz o apetite.
Tomem banho gelado pela manhã e quente à noite
O banho gelado tem a função de despertar o corpo para as atividades do dia a dia, enquanto o banho quente tem o poder de relaxar para que aconteça uma boa noite de sono.
Beba café
O café possui substâncias antioxidantes, além de ser ótima opção de termogênico.
Construa músculos
As atividades físicas estão diretamente ligadas ao aumento da taxa metabólica basal e, por isso, o corpo gasta energia para reparar os danos que os músculos sofrem durante a atividade física.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia