metropoles.com

Nutricionista infantil do GNT, Gabriela Kapim, vem a Brasília

A apresentadora do programa “Socorro, meu filho come mal” ajuda pais na alimentação dos filhos e ensina receitas práticas para as crianças. A palestra e a oficina ocorrem nos dias 28 e 29 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/GNT
Gabriela Kapim
1 de 1 Gabriela Kapim - Foto: Divulgação/GNT

Alerta para os papais de plantão. A nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim do programa da GNT “Socorro, meu filho come mal” desembarca em Brasília, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/4).

Ela vem à capital para ajudar os pais a montarem uma rotina mais saudável para as crianças. A palestra acontece na Escola das Nações, às 19h30, e custa R$150. O evento é realizado pela equipe Nutricionistas & Funcional Daiane e Cintia Sousa.

Há 11 anos à frente do programa, Kapim é conhecida por desenvolver técnicas para os pais e conquistar o mundo infantil com um cardápio saudável. Ela estabelece metas para a família e acompanha o dia a dia deles por um tempo.

Ao Metrópoles, Kapim avalia a alimentação das crianças brasileiras e dá dicas sobre um cotidiano saudável para os pequenos.

Depois de tantos anos fazendo o programa, qual a sua avaliação sobre a alimentação das crianças brasileiras?
A alimentação infantil é, sem dúvida, muito ruim. Com o programa eu consegui ter uma escala muito maior. Antes, atendendo apenas em consultório, eu ficava mais limitada. Agora eu tenho uma experiência concreta do dia a dia, na casa das pessoas. É importante disseminar cada vez mais as informações, atingir mais pessoas e construir uma consciência saudável. Quanto maior o número de famílias que eu atingir, mais feliz eu fico e ajudo a mudar esse quadro tão ruim de alimentação.

Ensinar crianças a cozinharem faz com que elas gostem mais do alimento? Quais as vantagens disso?
Eu comecei a trabalhar com aulas de culinárias depois de uma experiência que tive como nutricionista em uma escola. Percebi que o cardápio que eu montava, nem sempre tinha uma boa aderência, foi então que eu tive a iniciativa que ensinar essas crianças a cozinharem. Na primeira e segunda aula eu já vi as vantagens, elas gostam e se estimulam a provar o que estão fazendo.

Qual é a dificuldade mais comum que os pais enfrentam?
Os pais são meus maiores desafios. A resistência, insistência e a dificuldade em transformá-los é muito grande. A partir do momento que eles se dão conta que os próprios são os maiores problemas, é que meu trabalho se inicia. As formas como eles apresentam e se alimentam, como eles tratam o assunto e veem que o filho deles é uma consequência do que eles são, ficam bastante assustados.

Os pais dos dias de hoje são mais conscientes?
Não.  Acho que hoje em dia eles ficam mais sem saber o que fazer com seus filhos. São bem mais perdidos e acreditam que qualquer pacote de biscoito ou leite vitaminado é suficiente. Os pais de hoje têm mais dificuldade de dar o devido valor à alimentação de qualidade.

Como programas como o seu e o da Bela Gil ajudam nesse processo de conscientização? Você considera importante?
Programas como os nossos são importantes por sempre exporem as dificuldades da alimentação fornecendo estratégias e manobras possíveis para serem feitas no dia a dia.

Dentre as receitas que você ensina, qual faz mais sucesso entre os pequenos? 
Uma que é surpreendente, que inclusive será ensinada em Brasília, é a lasanha de legumes. 90% das crianças experimentam e adoram. Considero a minha receita coringa porque você pode variar os legumes e dar sabores diferentes a uma lasanha

Por fim, quais são as dicas que você dá para os pais que lutam pela alimentação mais saudável dos filhos?
Os pais precisam entender a importância do exemplo que eles são para os filhos. O que eles fazem é o que os filhos irão ter como referência, não só na questão alimentar, como em vários aspectos da vida. Ser um bom exemplo para os filhos, é fundamental.

  • Palestra Gabriela Kapim

28 e 29 de abril às 19h30
Palestra: Escola das Nações – Lago Sul
Valor: R$150 por pessoa
Mais informações: 9959 7447/ 3256 7447

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?