Nutricionista infantil do GNT, Gabriela Kapim, vem a Brasília
A apresentadora do programa “Socorro, meu filho come mal” ajuda pais na alimentação dos filhos e ensina receitas práticas para as crianças. A palestra e a oficina ocorrem nos dias 28 e 29 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
Alerta para os papais de plantão. A nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim do programa da GNT “Socorro, meu filho come mal” desembarca em Brasília, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/4).
Ela vem à capital para ajudar os pais a montarem uma rotina mais saudável para as crianças. A palestra acontece na Escola das Nações, às 19h30, e custa R$150. O evento é realizado pela equipe Nutricionistas & Funcional Daiane e Cintia Sousa.
Há 11 anos à frente do programa, Kapim é conhecida por desenvolver técnicas para os pais e conquistar o mundo infantil com um cardápio saudável. Ela estabelece metas para a família e acompanha o dia a dia deles por um tempo.
Ao Metrópoles, Kapim avalia a alimentação das crianças brasileiras e dá dicas sobre um cotidiano saudável para os pequenos.
Depois de tantos anos fazendo o programa, qual a sua avaliação sobre a alimentação das crianças brasileiras?
A alimentação infantil é, sem dúvida, muito ruim. Com o programa eu consegui ter uma escala muito maior. Antes, atendendo apenas em consultório, eu ficava mais limitada. Agora eu tenho uma experiência concreta do dia a dia, na casa das pessoas. É importante disseminar cada vez mais as informações, atingir mais pessoas e construir uma consciência saudável. Quanto maior o número de famílias que eu atingir, mais feliz eu fico e ajudo a mudar esse quadro tão ruim de alimentação.
Ensinar crianças a cozinharem faz com que elas gostem mais do alimento? Quais as vantagens disso?
Eu comecei a trabalhar com aulas de culinárias depois de uma experiência que tive como nutricionista em uma escola. Percebi que o cardápio que eu montava, nem sempre tinha uma boa aderência, foi então que eu tive a iniciativa que ensinar essas crianças a cozinharem. Na primeira e segunda aula eu já vi as vantagens, elas gostam e se estimulam a provar o que estão fazendo.
Qual é a dificuldade mais comum que os pais enfrentam?
Os pais são meus maiores desafios. A resistência, insistência e a dificuldade em transformá-los é muito grande. A partir do momento que eles se dão conta que os próprios são os maiores problemas, é que meu trabalho se inicia. As formas como eles apresentam e se alimentam, como eles tratam o assunto e veem que o filho deles é uma consequência do que eles são, ficam bastante assustados.
Os pais dos dias de hoje são mais conscientes?
Não. Acho que hoje em dia eles ficam mais sem saber o que fazer com seus filhos. São bem mais perdidos e acreditam que qualquer pacote de biscoito ou leite vitaminado é suficiente. Os pais de hoje têm mais dificuldade de dar o devido valor à alimentação de qualidade.
Como programas como o seu e o da Bela Gil ajudam nesse processo de conscientização? Você considera importante?
Programas como os nossos são importantes por sempre exporem as dificuldades da alimentação fornecendo estratégias e manobras possíveis para serem feitas no dia a dia.
Dentre as receitas que você ensina, qual faz mais sucesso entre os pequenos?
Uma que é surpreendente, que inclusive será ensinada em Brasília, é a lasanha de legumes. 90% das crianças experimentam e adoram. Considero a minha receita coringa porque você pode variar os legumes e dar sabores diferentes a uma lasanha
Por fim, quais são as dicas que você dá para os pais que lutam pela alimentação mais saudável dos filhos?
Os pais precisam entender a importância do exemplo que eles são para os filhos. O que eles fazem é o que os filhos irão ter como referência, não só na questão alimentar, como em vários aspectos da vida. Ser um bom exemplo para os filhos, é fundamental.
- Palestra Gabriela Kapim
28 e 29 de abril às 19h30
Palestra: Escola das Nações – Lago Sul
Valor: R$150 por pessoa
Mais informações: 9959 7447/ 3256 7447