Mulheres que treinam demais param de menstruar. Verdade ou mito?
Especialista explica se é possível ter o ciclo interrompido pela pratica excessiva de exercícios físicos
atualizado
Compartilhar notícia
“Fiquei sete meses sem menstruar devido a minha rotina de treinos”, declara a atleta fisiculturista Yasmin Barroso, 25 anos. Assim como ela, diversas mulheres têm seus ciclos interrompidos pela prática intensa de exercícios físicos. Mas será que isso é normal?
Segundo Karina Tafner, especialista em endocrinologia ginecológica e reprodução humana pela Santa Casa, sim. “A prática intensa de atividade física pode, de fato, levar a amenorreia [ausência de menstruação]”, afirma.
Esse fenômeno ocorre pois o excesso de endorfina, liberado pelo corpo durante os treinos, diminui a produção dos hormônios responsáveis pela ovulação. “A condição acomete mais as pacientes que praticam exercícios intensos do que os de longa duração. Isso porque a endorfina é liberada mais vigorosamente durante esportes de alto impacto”, complementa a médica.
A ausência do ciclo menstrual, quando não causada por uma patologia, não tem impacto na saúde das mulheres, a não ser que elas queiram engravidar. Se esse é o seu caso, a solução para reverter o quadro é simples: diminuir a intensidade do treino e manter o peso ideal.