Mulheres consomem mais açúcar do que homens, diz pesquisa
Instituto de cardiologia em São Paulo entrevistou mais de 1,1 mil pacientes para saber sobre seus hábitos de consumo de açúcar. Mais de 70% deles afirmaram fazer uso do alimento
atualizado
Compartilhar notícia
Um clichê repetido em períodos de TPM e dias ruins acaba de ganhar comprovação científica: mulheres ingerem mesmo mais açúcar do que os homens. O dado é de uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, divulgada na última terça-feira (31/5).
O estudo entrevistou mais de mil pacientes, homens e mulheres, com idades entre 18 e 85 anos pertencentes às classes A, B e C. Das pessoas que afirmaram consumir açúcar regularmente, 53,5% são mulheres. Dessas, 45% preferem o ingrediente em bolos, doces caseiros e biscoitos. 37% deram preferência ao chocolate como forma preferida de ingerir o alimento. Mais de 70% de todas os participantes consomem açúcar, e 85% deles têm preferência pelo tipo branco.
Para o cardiologista Daniel Magnoni, do instituto, a explicação para a preferência feminina por doces pode estar nos hormônios: na TPM, a serotonia, substância responsável pela sensação de bem-estar, cai, e o organismo busca regular essa sensação aumentando a vontade por alimentos mais doces.
Ainda de acordo com a pesquisa, 67% das pessoas que praticam atividades físicas consomem açúcar. Mas a maioria – 73% delas – têm o peso normal.