metropoles.com

Matcha ajuda a retardar envelhecimento e prevenir obesidade. Conheça

Aminoácido, clorofila, antioxidantes e ação anti-inflamatória. A bebida traz muitos benefícios para a sua saúde. Veja como incluir na rotina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
mulher toma chá verde matchá
1 de 1 mulher toma chá verde matchá - Foto: iStock

Vindo diretamente do Japão, ele está em alta há um certo tempo. A partir da mesma folha dos chás verde, preto, vermelho, branco e oolong, o matcha é produzido com a Camellia sinensis de forma diferente e, por isso, tem mais aminoácido e clorofila.

O gosto é bem curioso. Por exemplo, enquanto o chá-verde é mais amargo, o matcha é mais suave e adocicado. Elaborado a partir de folhas jovens e cultivado longe de raios solares, o resultado final é um pó solúvel de cor verde bem escura.

E o principal benefício em comparação ao chá-verde comum: o matcha tem 137 vezes mais catequinas, importantes antioxidantes responsáveis por defender nossas células da ação dos radicais livres, além de trazer melhorias para a saúde do coração e do cérebro.

Ainda não está convencido? “Além das substâncias antioxidantes, a bebida tem ação anti-inflamatória, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças como a obesidade”, explica a nutricionista Daiane Sousa, da Nutricionistas & Funcional.

“Já a clorofila é uma importante fonte de magnésio e colabora com a capacidade de relaxamento do organismo, além de auxiliar na eliminação das toxinas”, continua a especialista.

iStock
O matcha depois de moído em moinho

De acordo com Daiane, o matcha é uma ótima opção de chá cafeinado para despertar, com a vantagem de não deixar a pessoa acelerada ou causar ansiedade, como o café. “Isso ocorre devido à riqueza de L-Teanina, substância que traz foco e calma para a mente, sendo ótima para concentração e produtividade”.

Agora que você já tem muitos motivos para gostar da bebida, não saia por aí consumindo litros e litros. O ideal são duas colheres de café, ou uma de chá, por dia. Evite a ingestão após as 17h devido à cafeína. Grávidas e mulheres em aleitamento não podem desfrutar do matcha. Pessoas com hipotireoidismo devem tomar cuidado e consultar o médico.


Como consumir
Sua fama se espalhou e, agora, o ingrediente pode ser encontrado em receitas diversas, como sucos e bebidas rápidas. Confira algumas:

4 imagens
Matchá com leite: dilua 1 colher de chá do pó em 1 e  ½ xícara de água fervente com gengibre a gosto. Junte ½ copo de leite de castanha. Finalize com canela em pó
Matchá com água de coco: bata no liquidificador 1 copo (200ml) de água de coco, 1 colher (chá) do pó e suco de 1 limão
Matcha refrescante: 1 colher de chá de matcha em 200ml de água morna mais 1 colher de chá de lótus de coco, óleo de coco ou manteiga de cacau, e sumo de 1 limão
1 de 4

Sorvete: 1 banana congelada batida com limão, 1 colher de sopa de óleo de coco e 1 colher de chá de matchá

iStock
2 de 4

Matchá com leite: dilua 1 colher de chá do pó em 1 e ½ xícara de água fervente com gengibre a gosto. Junte ½ copo de leite de castanha. Finalize com canela em pó

iStock
3 de 4

Matchá com água de coco: bata no liquidificador 1 copo (200ml) de água de coco, 1 colher (chá) do pó e suco de 1 limão

iStock
4 de 4

Matcha refrescante: 1 colher de chá de matcha em 200ml de água morna mais 1 colher de chá de lótus de coco, óleo de coco ou manteiga de cacau, e sumo de 1 limão

iStock

Onde encontrar:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?