Malhar no frio emagrece mais? Saiba como driblar a preguiça de treinar
Especialistas respondem questões importantes sobre treino em épocas geladas e dão dicas de como manter o ritmo de condicionamento físico
atualizado
Compartilhar notícia
Malhar em dias muito frios vale em dobro? A pergunta que você, provavelmente, tem feito ao criar coragem para cumprir a rotina de treinos nesta época de baixas temperaturas depende de uma série de variáveis, mas tem uma resposta animadora.
Segundo o personal trainer Rodrigo Naves, geralmente, “o consumo calórico acaba aumentando no período mais frio, porque o corpo demanda um esforço maior, justamente, para equilibrar a temperatura do organismo, além de exigir uma maior contração muscular”, explica.
Além disso, pode parecer difícil começar, mas enquanto estiver treinando, a motivação para estender a atividade costuma ser maior.
“O seu corpo pode se sentir mais confortável termicamente devido ao aquecimento gerado pelo exercício, então a duração da atividade pode até aumentar. No caso de uma corrida, por exemplo, é possível que queira correr por mais tempo”, completa o professor da Bodytech Asa Norte.
Porém, isso não significa sinal verde para deixar o cuidado com a alimentação de lado, tampouco pular alguns dias na rotina de treinos.
“Infelizmente, os processos de termogênese (produção de calor dentro do corpo) só entram em ação para mantê-lo aquecido quando você está realmente com frio. Mas, uma vez que você começa a se exercitar, o corpo passa a gerar calor, o que não resulta em um gasto calórico realmente significativo”, adverte a personal trainer Paula Mandarino.
Devo mudar de rotina?
A época de frio, assim como outras temporadas, demanda cuidados específicos. Questionados sobre uma eventual mudança nas atividades físicas por conta da queda no termômetro, os profissionais defendem que não é necessário fazer alterações drásticas.
“Você pode manter sua rotina de treinos, desde que tenha cuidado para preparar melhor o corpo antes do início da atividade”, adianta Mandarino. “Procure se aquecer e invista em exercícios que trabalhem o corpo todo, antes de focar em músculos específicos”.
Dicas para encontrar ânimo
Para encontrar motivação de trocar o edredom pelo tênis e roupa de treino, os experts elencaram uma lista de dicas:
- Mude sua mentalidade. Regra número um: não há problema em ser preguiçoso. O problema é você não conseguir vencer a preguiça. Não se apegue muito a ela, só faça o que tem que ser feito de forma prática e com constância;
- Tenha um plano. É particularmente importante definir metas alcançáveis;
- Tente algo novo. Quando você faz o mesmo treinamento repetidamente, é normal se sentir entediado. No frio, seja criativo e pense em atividades diferentes que você pode fazer sem sair de casa;
- Encontre um amigo. Companhia e comprometimento com outra pessoa podem ser aliados para te tirar da cama e ir treinar. Aulas coletivas também são uma boa opção;
- Exercite-se ao ar livre. No frio, com roupas adequadas, seu corpo vai se estabilizar e você vai poder curtir o frio, movimentando-se de uma maneira agradável;
- Permita-se pequenas recompensas. Pense em como você vai se sentir melhor após a atividade física e use essa sensação para te motivar a sair da cama.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.