metropoles.com

Malhar com intensidade em casa pode prejudicar imunidade. Entenda

Ao contrário do que se pode imaginar, aproveitar o tempo livre na quarentena para pegar muito pesado na malhação pode prejudicar a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nitat Termmee/ GETTYIMAGES
Mulher fazendo exercício em casa
1 de 1 Mulher fazendo exercício em casa - Foto: Nitat Termmee/ GETTYIMAGES

Muitas pessoas têm aproveitado o tempo livre na quarentena para intensificar a prática de exercícios físicos. Mesmo com as academias fechadas, não é incomum ver internautas exibindo seus treinos “hardcore” nas redes sociais, seja na sala de estar de casa, seja ao ar livre e longe de aglomerações.

Além de melhorar o humor, a atividade física regular pode fornecer impulso oportuno à capacidade do organismo de combater vírus e infecções e, por isso, é essencial em tempos de pandemia. No entanto, o excesso pode ter efeito contrário. De mocinha, a malhação pode se tornar a vilã do sistema imunológico.

“Não queremos dizer às pessoas para não praticar exercícios físicos durante esta crise – a prática é realmente importante. Mas, se você está pegando mais pesado nos treinos durante a quarentena porque tem tempo livre de sobra em mãos, precisa ficar atento”, advertiu Matthew Jackson, professor de Ciências do Esporte e da Saúde da Universidade Liverpool Hope, em entrevista ao Daily Mail.

O pesquisador apontou uma pesquisa recente que mostra que os níveis de imunoglobulinas, conhecidas como anticorpos, ficam mais baixos após exercícios vigorosos.

“Períodos prolongados de atividade aeróbica intensa podem realmente levar à imunossupressão”, alertou. “Você precisa tomar cuidado para não entrar nessa grupo que pesa a mão no treino e fica com a imunidade comprometida”, emendou.

No atual clima do coronavírus, o professor recomenda exercícios de, no máximo, uma hora de duração por dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?