Mãe volta a treinar um dia após o parto: “É mais doloroso não malhar”
A personal trainer Helene Thorsen retomou aos treinos um dia após dar à luz sua caçula. Médicos recomendam ao menos cinco dias de repouso
atualizado
Compartilhar notícia
A paixão da norueguesa Helene Thorsen pelos exercícios físicos é tão grande que ela decidiu ignorar a recomendação dos médicos e voltar a malhar um dia após dar à luz sua caçula, Ellam.
A mulher de 33 anos tem três filhos e frequenta a academia desde os 16. Atualmente, ela trabalha como bombeira e personal trainer. “Quando eu tinha 18 anos, comecei a trabalhar como instrutora na minha academia local. Hoje, atuo como personal trainer”, disse Helene, em entrevista ao The Sun.
Em 2013, ela descobriu o CrossFit e virou amante da modalidade. Ela, então, criou um perfil no Instagram para dar dicas sobre o esporte. Muitas das orientações, inclusive, são destinadas a mulheres com filhos.
“Fiquei dois anos sozinha com meus filhos mais velhos e entendi que, se queria ficar em boa forma, tinha que trazê-los [para a academia] comigo. O melhor é que sempre posso malhar e nunca há desculpa. E, claro, meus filhos aprendem que fazer exercícios é um estilo de vida”, declarou.
Malhação pós-parto
Helene admite que voltou a malhar apenas um dia após dar à luz sua caçula. “Ela veio numa quinta-feira, fomos para casa na sexta e naquela noite fiz alguns exercícios na minha sala. Eu estava de volta à academia na segunda-feira”, afirmou. No entanto, ela disse que os exercícios foram leves, acrescentando que seu corpo está muito acostumado aos treinos: “Na verdade, é doloroso não fazer nada”.
Para mulheres mais sedentárias, ela recomenda retomar os treinos depois, ou começar com exercícios leves.
Ela ainda frisou que qualquer pessoa pode malhar com os filhos. “Meus dois mais velhos gostam de andar de bicicleta comigo enquanto faço minhas sessões de corrida com Ella em seu carrinho”, exemplificou.
Helene faz exercício pelo menos uma hora por dia e mantém uma dieta saudável.
O que dizem os médicos
As atividades físicas moderadas podem ser retomadas, em média, de cinco dias a três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas para quem realizou uma cesárea.
Mulheres que passaram por uma cesariana devem evitar esforço abdominal nos três primeiros meses. Nesse caso, é melhor dar preferência a exercícios de baixo impacto ou atividades na água, como a hidroginástica.
“A lista de atividades que podem ou não podem ser realizadas depois do parto depende de como foi a gestação, de como ocorreu o parto em si, e de como está sendo o dia a dia em casa. Via de regra, a mulher que passou por um parto normal consegue fazer mais precocemente alguns movimentos, diferentemente daquela que fez uma cesariana”, ponderou o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, em entrevista à revista Crescer.