Lady Gaga faz crioterapia para melhorar performance no VMA. Conheça técnica
Entenda os benefícios do método de recuperação muscular queridinho da artista
atualizado
Compartilhar notícia
A última foto postada por Lady Gaga no Instagram é de dar calafrios, literalmente. Na imagem, a cantora aparece submersa em uma banheira de gelo. Segundo a legenda do post, o banho “diferentão” faz parte do ritual de preparação da artista para o Video Music Awards, o famoso VMA. A premiação deste ano acontece no domingo (30/8) e, nela, Gaga fará sua primeira e aguardadíssima performance do hit Rain On Me, ao lado de Ariane Grande.
A prática envolvendo cubos de gelo é conhecida como crioterapia e focada na recuperação muscular. Normalmente, é usada por atletas profissionais após atividades de grande esforço físico. No método, a pessoa mergulha as partes do corpo mais exigidas no treino em uma banheira com temperatura de mais ou menos 4°C, por um período que, geralmente, varia de 3 a 15 minutos. A técnica promete diminuir dores musculares e acelerar a recuperação das pequenas lesões provocadas pelo exercício.
Porém, nem tudo são flores. A crioterapia costuma ser desagradável, podendo gerar sensação de queimação e cãibras, além de trazer riscos à saúde se realizada de maneira equivocada. A temperatura da banheira deve ser monitorada, a pessoa não pode ficar logos períodos imersa e precisa proteger as extremidades do corpo (mãos e pés) e a região genital. Sem esses cuidados, a prática provoca hipóxia, déficit de oxigênio em algumas partes do corpo, levando à necrose.
Sobre o VMA
Em razão da pandemia de coronavírus, o VMA acontecerá a distância em 2020. Além de Gaga e Ariana, nomes como The Weeknd, BTS, Maluma e Miley Cyrus estão confirmados para se apresentar na premiação, considerada uma das maiores do mundo da música. De acordo com a imprensa internacional, a maioria das performances será pré-gravada.