Juana Ferreira dá dicas para chegar aos 40 anos na melhor versão
Após uma década entregue ao sedentarismo, empresária adotou a prática diária de exercícios físicos. O resultado? Corpo torneado e mente sã
atualizado
Compartilhar notícia
Casa de ferreiro, espeto de pau. O ditado popular, até pouco tempo atrás, fazia jus à dinâmica familiar de Juana Ferreira. Apesar de ser casada com o preparador físico Erycson Coqueiro, a empresária do ramo da moda passou mais de uma década sem vestir uma roupa de ginástica e frequentar a academia.
Embora a falta de interesse pelas atividades nunca tenha estremecido o seu relacionamento, a brasiliense decidiu, em 2017, dar uma nova chance às modalidades esportivas. Foi quando se apaixonou pelas doses de endorfina. Hoje, dois anos após a guinada, é a melhor aluna e companheira de treino do marido – pai de seus dois filhos e personal trainer da Bodytech.
Os exercícios tornearam o shape de Juana, que não titubeia ao avaliar as atuais curvas. “Estou melhor aos 40 anos do que aos 20”, comemora, revelando que o estalo para mudar os hábitos veio durante uma viagem à Califórnia, nos Estados Unidos. “Nas férias, eu e o meu marido mantivemos uma rotina ativa. Voltei me sentindo ótima e decidida a transformar a exceção dos bons hábitos em regra”, lembra.
O resultado? Menos 12kg na balança, percentual de gordura em incríveis 11% e astral renovado. “Me sinto uma nova mulher. Sofria com enxaquecas e falta de disposição. Agora, estou livre das dores e com uma energia inabalável”, exclama.
Não muito fã de esportes, ela diz ter se encontrado na musculação. “Treino todos os dias de manhã cedo por uma hora e meia. Intercalo movimentos para membros superiores e abdômen com aparelhos focados nas pernas e glúteos”, conta. Para dar gás na perda calórica, se rende aos exercícios aeróbicos, entre eles, escada e pedal. O gasto energético e os batimentos cardíacos são monitorados pelo inseparável Apple Watch.
As dores musculares e possíveis lesões das atividades de alta intensidade são aliviadas com sessões de acupuntura. Fora as agulhadas do bem, a fashionista é adepta da Miracle Touch, massagem modeladora queridinha das celebridades. “Faço duas vezes por semana. Acaba com o inchaço e celulites do corpo”, afirma.
Juana aliou os exercícios com dieta prescrita por nutricionista. Ela cortou o açúcar, aboliu a lactose e diminui o glúten.
“Quebro o jejum da manhã com banana, papaia, granola, aveia e whey. No almoço, opto por atum ou frango desfiado. O complemento costuma ser mandioca ou macarrão sem glúten”, revela. Nos lanches, gosta de ter em mãos iogurte proteico e gelatina diet. Para finalizar o dia, faz refeições sem carboidrato.
A parte mais difícil da restrição alimentar é manter-se longe dos doces. Assumidamente “formiga”, a empreendedora destaca que, quando bate vontade de atacar guloseimas, ela escolhe sorvete de fruta natural.
“Outro truque para as horas de desejo é a panqueca de whey. A receita leva apenas um scoop de whey sabor chocolate ou pudim, dois ovos inteiros, castanhas lâminadas e xilitol. Basta bater o pó, o adoçante natural e os ovos em um tigela e, depois, colocar a mistura na frigideira. Por último, salpicar as castanhas para adicionar textura. Simples e delicioso”, indica.
Acredito não estar vivendo uma fase, mas ter mudado o meu estilo de vida
Juana Ferreira, 40 anos
Apesar da nova forma física render elogios no Instagram e em eventos sociais da cidade, a morena não diminui o ritmo. Está determinada, na realidade, a aprimorar o torso. “Sempre tem algo para melhorar, né? E os bons resultados viciam. Antes, não entendia como as pessoas conseguiam malhava todos os dias, inclusive aos domingos. Atualmente, eu incentivo o marido e os filhos a irem para academia. A nossa rotina familiar, aliás, melhorou. Um apoia o outro”, avalia.
Nos dias de indisposição, ela se força a botar o tênis e ir malhar. “Às vezes, claro, bate aquela preguiça. Quando isso acontece, me obrigo a ir porque sei que sairei da academia revigorada”, avalia.
A persistência é motivo de orgulho. “A evolução dela é impressionante. A Juana realmente pegou o vício do malhador: buscar sempre o melhor. Ela já chegou na sua meta de peso [50 quilos], mas sempre estabelece novas desafios”, derrete-se Erycson.