metropoles.com

Jaca é a próxima grande tendência dos naturebas, garante o Pinterest

Mas em vez de comer in natura ou em compota, a versão hypada do alimento se transformou na protagonista de receitas salgadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Jaca
1 de 1 Jaca - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Todo fim de ano, os sites de notícias publicam retrospectivas dos últimos 12 meses. Mas o Pinterest fez o diferentão e decidiu prever quais as tendências vão dominar 2017. A plataforma analisou os termos que estão em ascensão nos últimos seis meses para tentar adivinhar quais serão as principais buscas do ano que vem.

Por incrível que pareça, a maior plataforma de tendências do mundo tem uma grande aposta: a jaca. Sim. A fruta típica dos trópicos está encantando vegetarianos, veganos e naturebas do mundo inteiro.

Mas em vez de comer in natura ou em compota, a versão hypada do alimento se transformou na protagonista de receitas salgadas. No Pinterest, por exemplo, é possível encontrar sanduíches, nachos, wraps com base de jaca.

3 imagens
1 de 3

Reprodução/Pinterest
2 de 3

Reprodução/Pinterest
3 de 3

Reprodução/Pinterest

 

A chef vegana Renata Dias substitui o frango pela jaca em várias receitas. Ela gosta de preparar, por exemplo, salpicão, moqueca e até a tradicional coxinha com a fruta. “Quando a jaca está verde, ela não tem muito gosto e fica perfeita para ser temperada com condimentos salgados e picantes”, explica.

Para preparar a jaca para receitas salgadas é preciso:

  • Tirar a carne do caroço
  • Colocar pedaços pequenos de jaca na panela de pressão
  • Retirar do fogo quando a fruta estiver bem escura
  • Desfiar a jaca, temperar e usar em qualquer receita

Enquanto os americanos têm acesso ao produto enlatado e divulgam receitas no Pinterest do alimento processado, o Brasil tem o privilégio de encontrá-lo espalhado nas árvores das cidades grandes e pequenas. Em Brasília, especificamente, pés de jaca em espaços públicos ficam recheados de setembro até dezembro.

Mas o grande problema da jaca é cortá-la. Além de ser grande, o casco duro exige técnica e força para abri-la. O fisgo de dentro da fruta também complica a manipulação. “Sugiro passar óleo nas mãos e na faca e, por fim, gosto de apoiar a jaca em um jornal para ajudar a estabilizá-la”, conclui a chef.

Como o processo é complicado e faz sujeira, Renata congela a carne da jaca após cozinhar na panela de pressão (antes de temperar). A rotina ajuda a empresa dela a ter o alimento durante o ano todo. E na hora que tem vontade de fazer uma receita, ela já tem a carne pronta. Basta descongelar e temperar.

O nutricionista Marcelo Mendes explica que as indústrias de alimentos também conseguem reaproveitar o caroço da jaca produzindo óleo e farinha. “A fruta tem um baixo consumo por conta da dificuldade de manuseio, mas é um alimento rico em cálcio, ajuda no funcionamento do intestino, tem antioxidantes e baixo índice glicêmico”, explica.

Mas ele alerta que é preciso ter cuidado nos horários e na quantidade de consumo porque a jaca tem muito carboidrato. “Além disso, os vegetarianos podem substituir a carne pela fruta na preparação de receitas, mas ela não tem os mesmos nutrientes. É preciso cuidado”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?