Jaca é a próxima grande tendência dos naturebas, garante o Pinterest
Mas em vez de comer in natura ou em compota, a versão hypada do alimento se transformou na protagonista de receitas salgadas
atualizado
Compartilhar notícia
Todo fim de ano, os sites de notícias publicam retrospectivas dos últimos 12 meses. Mas o Pinterest fez o diferentão e decidiu prever quais as tendências vão dominar 2017. A plataforma analisou os termos que estão em ascensão nos últimos seis meses para tentar adivinhar quais serão as principais buscas do ano que vem.
Por incrível que pareça, a maior plataforma de tendências do mundo tem uma grande aposta: a jaca. Sim. A fruta típica dos trópicos está encantando vegetarianos, veganos e naturebas do mundo inteiro.
Mas em vez de comer in natura ou em compota, a versão hypada do alimento se transformou na protagonista de receitas salgadas. No Pinterest, por exemplo, é possível encontrar sanduíches, nachos, wraps com base de jaca.
A chef vegana Renata Dias substitui o frango pela jaca em várias receitas. Ela gosta de preparar, por exemplo, salpicão, moqueca e até a tradicional coxinha com a fruta. “Quando a jaca está verde, ela não tem muito gosto e fica perfeita para ser temperada com condimentos salgados e picantes”, explica.
Para preparar a jaca para receitas salgadas é preciso:
- Tirar a carne do caroço
- Colocar pedaços pequenos de jaca na panela de pressão
- Retirar do fogo quando a fruta estiver bem escura
- Desfiar a jaca, temperar e usar em qualquer receita
Enquanto os americanos têm acesso ao produto enlatado e divulgam receitas no Pinterest do alimento processado, o Brasil tem o privilégio de encontrá-lo espalhado nas árvores das cidades grandes e pequenas. Em Brasília, especificamente, pés de jaca em espaços públicos ficam recheados de setembro até dezembro.
Mas o grande problema da jaca é cortá-la. Além de ser grande, o casco duro exige técnica e força para abri-la. O fisgo de dentro da fruta também complica a manipulação. “Sugiro passar óleo nas mãos e na faca e, por fim, gosto de apoiar a jaca em um jornal para ajudar a estabilizá-la”, conclui a chef.
Como o processo é complicado e faz sujeira, Renata congela a carne da jaca após cozinhar na panela de pressão (antes de temperar). A rotina ajuda a empresa dela a ter o alimento durante o ano todo. E na hora que tem vontade de fazer uma receita, ela já tem a carne pronta. Basta descongelar e temperar.
O nutricionista Marcelo Mendes explica que as indústrias de alimentos também conseguem reaproveitar o caroço da jaca produzindo óleo e farinha. “A fruta tem um baixo consumo por conta da dificuldade de manuseio, mas é um alimento rico em cálcio, ajuda no funcionamento do intestino, tem antioxidantes e baixo índice glicêmico”, explica.Mas ele alerta que é preciso ter cuidado nos horários e na quantidade de consumo porque a jaca tem muito carboidrato. “Além disso, os vegetarianos podem substituir a carne pela fruta na preparação de receitas, mas ela não tem os mesmos nutrientes. É preciso cuidado”, diz.