Inchaço e sonolência: veja os perigos de comer muito regularmente
Comer além do que o sistema digestivo aguenta e mais do que o necessário para obter a energia diária pode trazer diversos malefícios
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se fala em alimentação saudável, logo se pensa em comidas com alto valor nutricional. Mas ter uma alimentação de qualidade também está relacionado à quantidade de comida que você consome.
A nutricionista Bonnie Taub-Dix explicou, em entrevista ao Insider, que comer além do que o sistema digestivo aguenta pode trazer diversos malefícios, entre eles, azia e sonolência.
De acordo com a especialista, é importante ficar atento aos sinais do corpo para não cometer excessos na hora da refeição. “Parece ser tão óbvio, mas não é. Muitas vezes, estamos ocupados fazendo atividades simultâneas enquanto comemos”, disse.
A sensação de estufamento, por exemplo, é um importante indício. “Comer ao ponto de desconforto muitas vezes pode ser o resultado de se alimentar muito rápido ou sem atenção”, destacou Taub-Dix.
Sentir exaustão regularmente após as refeições pode ser outro alerta, nas palavras da nutricionista. “Oscilações de energia são normais ao longo do dia. Mas sempre ficar exausto depois das refeições significa que você deve rever seus hábitos alimentares”, elucidou.
Comer demais antes de praticar exercícios físicos também pode prejudicar o desempenho no treino.
“Quando você está digerindo muita comida, seu corpo tem menos recursos para alimentar seu coração e outros músculos. Como resultado, você pode ter menos energia ou até sentir cãibras se estiver se exercitando” salientou Bonnie.
A nutricionista sugeriu: “Consuma porções menores antes do treino e concentre-se em carboidratos de digestão rápida, como frutas.”
Impacto no sono e refluxo
Diversos fatores podem causar uma noite de sono ruim. Segundo a especialista, a má alimentação com certeza é um deles. “A digestão pode interferir na sua capacidade de dormir com qualidade, principalmente se você estiver comendo muito tarde da noite”, advertiu.
“Coma mais cedo e, se possível, faça um jantar mais leve. Se estiver com fome na hora de dormir, opte por um lanche pequeno e fácil de digerir”, recomendou.
Outra consequência de comer demais é o risco de refluxo ácido, causador de dor e inflamação na parede do estômago.
“Evite distrações enquanto come. Jantar enquanto assiste um filme ou almoçar enquanto verifica e-mails durante um dia de trabalho é o caminho certo para comer muito e rápido demais”, finalizou a especialista.