Fogão, velas e até produtos de limpeza poluem o ar da sua casa. Entenda
Estudos mostram como atividades comuns podem tornar o ar de casa impróprio para a absorção humana. Spoiler: praticamente todo mundo faz
atualizado
Compartilhar notícia
Há tempos, o mundo discute os efeitos da poluição do ar nas grandes cidades. Mas, com a adoção de restrições para a circulação de pessoas, a paisagem cinza de muitos lugares mudou bastante. Houve queda nas emissões de dióxido de carbono na China e as água dos canais de Veneza ficaram mais claras. O problema é que parte dos elementos que poluem o ar também está presente nas residências.
Com muita gente passando mais tempo em casa, é importante evitar hábitos que tornem a qualidade do ar em ambientes fechados nociva à saúde e adotar outros, que ajudam a minimizar o problema.
Estudos recentes mostraram que os fogões a gás lançam quantidades altas de dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono no ar, geralmente em níveis inseguros para a exposição humana.
Lareiras, fogões a lenha, cigarros e produtos de limpeza também apresentam riscos. Mesmo utensílios domésticos comuns, como torradeiras, velas e impressoras, podem emitir gases nocivos.
Em um projeto de pesquisa conjunto chamado HomeChem, liderado por acadêmicos da Universidade Estadual do Colorado em 2019, os pesquisadores foram capazes de mostrar os períodos dos compostos orgânicos voláteis (COVs) que são gerados a partir da prepraração de uma refeição simples e de tarefas diárias, como esfregar o chão.
Eles constataram que as partículas eram tão perigosas para os pequenos espaços que o equipamento não conseguia lê-las com precisão.
Solução
Deixar de cozinhar e de limpar a casa não é a única a solução, pelo contrário. Especialistas ouvidos pela Vogue Austrália sugerem que o ideal é remover o maior número possível de fontes poluentes, bem como arejar regularmente sua casa (por exemplo, deixando as janelas abertas) e evitar acender velas e cigarros dentro de casa.
“Limpe seu ambiente interno com mais regularidade e use tecnologias de limpeza como aspiradores de pó com filtragem totalmente selada, além de purificadores e condicionadores de ar com filtros HEPA – que ajudam a garantir que poluentes e partículas não sejam emitidos de volta ao ar”, sugeriu Dominic Mason, chefe de saúde da Dyson, uma conhecida marca de aspiradores.