Flávio Passos vem a Brasília para falar sobre saúde e felicidade
A palestra faz parte da terceira edição do projeto Re:Pense e acontece no dia 27/6 no auditório da Livraria Cultura do CasaPark
atualizado
Compartilhar notícia
Na terça-feira (27/6), o shopping CasaPark recebe o especialista em nutrição Flávio Passos para a terceira edição do projeto “Re:pense”. O palestrante vai abordar o tema “Saúde é Felicidade” e contará um pouco de sua experiência profissional, que o fez ser CEO de uma empresa de produtos naturais e apresentador do programa “Comer Bem, Que Mal Tem?”, da Sony.
Para Flávio, o conceito de felicidade está ligado intrinsecamente ao que consumimos. Como pesquisador, ele se aprofundou em diversos estilos de alimentação: Ayurveda, Nutrição Funcional, Macrobiótica Chinesa, Vegetarianismo, Alimentação Crua, Dieta Low Carb. Toda essa coleta de informações tinha apenas um propósito: aprender a separar o que é mito do que é real.
Ele passou a infância e a adolescência doente por conta da alimentação desregrada e acredita que muita gente ainda comete o equívoco de tratar a comida como entretenimento. “Temos que ser realmente tocados pelo poder dos alimentos. Desenvolvi um grande amor pela arte de transformar ingredientes saudáveis em comida saborosa e bela” comenta o profissional.
O que você abordará no curso? Acha que esses dois propósitos (saúde + felicidade) podem conviver de forma harmônica sempre?
Saúde não é parte da felicidade. Saúde é felicidade. Saúde é equilíbrio e plenitude, e é mais do que um corpo físico ausente de doenças, mas uma estado de radiância, conforto e vontade de viver. É claro que saúde física é apenas um dos aspectos, mas existe a saúde profissional, a saúde financeira, a saúde dos relacionamentos. É sobre tudo isso que pretendo conversar com o público.
Você relata em várias palestras que teve uma infância difícil, passando a adolescência muito doente. Acha que atualmente os pais estão prestando mais atenção na alimentação dos filhos? Quais diferenças você percebe entre o que acontecia na sua época e atualmente?
Sinceramente acredito que ainda é incomum que os pais tenham o conhecimento e o cuidado que seria ideal. Mas é claro que hoje, com o advento da internet e da era da comunicação, o conhecimento, além de estar muito mais maduro, está muito mais disponível. É só querer e saber procurar.
Qual é o maior equívoco que as pessoas cometem quando falam sobre alimentação e saúde?
Talvez o maior equívoco seja acreditar que comida industrial, com alto teor de açúcar e presença de gorduras ultra-processadas é “o normal”. Não é. É uma distorção do que é natural e benéfico. Então, já que o “normal” está distorcido, pode ser uma boa ideia considerar que, como disse Krishnamurti, “estar bem ajustado a uma sociedade doente não é sinal de saúde”. Desta forma, considero que não devemos buscar a normalidade, mas o extraordinário. Uma vida sem doenças, próspera, plena. E, sim, isso passa por saber escolher bem o que alimenta seu corpo.
Em alguns vídeos você fala do poder do alimento e de como ele pode mudar a nossa vida. Quais são os 5 principais alimentos que você acha que não devem faltar na casa de ninguém?
Água pura de qualidade; coco em suas muitas versões; verduras e legumes de baixo amido em abundância; proteínas limpas; e frutas silvestres.
Acha que para seguir uma alimentação saudável é necessário gastar muito?
Em primeiro lugar, preciso dizer o óbvio: qualidade tem seu preço. Comida sem muito critério de qualidade sempre será mais barata e inferior. Então, para quem busca boas opções no mercado, buscar qualidade vai custar mais caro, como no caso de um bom azeite. Mas, é totalmente possível praticar uma alimentação muito saudável com orçamento reduzido: visitando feiras, produzindo em casa parte do que se come, plantando, cozinhando em casa… ovos, por exemplo, são alimentos que beiram a perfeição e custam muito pouco – mesmo os orgânicos.
Você constantemente comenta sobre os maiores mitos que a mídia propaga a respeito dos alimentos. Quais são os mitos mais absurdos que você já ouviu e que, consequentemente, as pessoas passaram a considerar verdadeiros?
Você tem uma empresa de alimentos especiais e complementos nutricionais. Mesmo sabendo que existe uma variedade deles, quais são os seus favoritos? Por quê?
Um de meus favoritos é o óleo de coco concentrado, sem sabor e de imediata assimilação, que se torna energia com muita rapidez. Gosto muito do leite de coco em pó, versátil e delicioso. As frutas concentradas, os tabletes de algas ultra nutritivas, como a spirulina. Mas acredito que no momento estou apaixonado mesmo é pelo chocolate ao leite de coco que vamos lançar em breve. Simplesmente maravilhoso.
Sob a realização da digital influencer brasiliense Ana Luiza Favato, toda a programação da terceira edição do “Re:pense” será no auditório da Livraria Cultura do CasaPark. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo número (61) 99954-2017.
- RE:PENSE com Flávio Passos : “Saúde é Felicidade”
Data: 27/06
Local: auditório da Livraria Cultura do Casa Park
Horário: 19h
Investimento: R$ 260