metropoles.com

Fim do horário de verão! Confira seis dicas para se readaptar à rotina

Acrescentar 15 minutos no relógio, não comer muito tarde e evitar exercícios físicos durante a noite são algumas das recomendações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ISTOCK
WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.15.20
1 de 1 WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.15.20 - Foto: ISTOCK

Amados por uns e odiado por outros, o horário de verão termina neste domingo (17) no Distrito Federal e em outros 10 estados. Os relógios devem ser atrasados em uma hora, e a maioria da população sente a mudança fisicamente, por meio da insônia, irritabilidade e na própria alimentação.

Segundo o nutricionista Omar de Faria, essas dificuldades acontecem porque elas estão ligadas à mudança de produção hormonal. “No horário de verão, o corpo se adapta a ter uma exposição solar por mais tempo ao longo do dia. Essas informações ambientais deixam o sujeito em estado de alerta, o sono então já fica alterado, pois a pessoa demora mais a dormir por conta dessa liberação dos hormônios, o que acaba afetando também na alimentação”.

Confira abaixo seis dicas que o nutricionista e o médico clínico-geral Marcello Caio dão para melhor processo de readaptação nesta nova mudança de horário:

1. Acrescente 15 minutos 
Para haver uma adaptação do relógio biológico com o relógio cronológico é interessante acrescentar 15 minutos no relógio ao invés de atrasar direto uma hora. Por exemplo, se a pessoa está acostumada acordar às 6h no horário antigo, então ela deve manter esse horário, porém adicionando 15 minutos. Na segunda semana, acrescente 30 minutos até se acostumar com o horário normal. Isso serve também para a alimentação.

2. Moderação nos alimentos 
De acordo com o nutricionista, os alimentos podem permanecer em uma dieta padrão contendo carboidratos, proteínas, gorduras, frutas e vegetal. A diferença é a refeição noturna que, preferencialmente, não deve ser feita muito tarde. É também recomendável não ingerir uma quantidade excessiva de carboidrato.

3. Diga não ao café
Alimentos que deixam a pessoa acelerada, como café, refrigerante e até mesmo energético não são ideais para se consumir neste período de adaptação.

4. Desligue a luz
A televisão, o celular e o computador devem ser evitados, pois a luz azul na retina atrasa a produção de melatonina (o hormônio do sono).

5. Evite atividade física à noite 
Fazer exercícios ativa o sistema nervoso central e, consequentemente, deixa o individuo mais excitado, o que prejudica na hora de dormir mais cedo.

6. Cuidado ao dirigir 
O médico recomenda redobrar os cuidados se a pessoa for dirigir à noite ou no final da tarde, principalmente para quem sai do trabalho, pois a mudança de horário pode afetar na direção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?