Feira orgânica feita por mulheres movimenta quadra na Asa Norte
A “Feira das Mulheres” acontece todas as terças, em horário diferenciado: das 16h às 20h
atualizado
Compartilhar notícia
Todas as terças-feiras, a praça em frente ao mercado saudável Eleve, na 708/709 Norte, recebe uma movimentação diferente. Entre as 16h e as 20h, acontece uma feira de alimentos orgânicos. Além da praticidade (a maioria dos comércios do tipo acontece de manhã bem cedinho), outra característica chama atenção. A feira é organizada apenas por mulheres.
Oswaldo Scafuto, sócio do Eleve, conta que o mercado teve essa ideia para dar aos clientes a chance de comprar de forma mais consciente, mais vezes por semana. Apesar do interesse, os produtores estavam sempre ocupados. Foi quando as esposas e produtoras resolveram se unir. “Elas perceberam que dava para organizar e se juntaram para criar essa feira”, conta Oswaldo. A parceria é colaborativa: o mercado não cobra pelo uso do espaço e não ganha dinheiro com as vendas.
“Somos quatro envolvidas, mas temos outras parceiras também. É uma feira de mulheres, gerida por mulheres. Montamos e organizamos tudo. Queremos criar um fundo comunitário, que ajude a financiar mulheres”, explica a produtora rural Fernanda Rosas, do sítio Florescer. Ela conta que a iniciativa vem fazendo sucesso, e o horário diferenciado tem dado retorno.
Além dos alimentos orgânicos, as produtoras oferecem cosméticos naturais produzidos no DF, sabonetes artesanais, repelentes, bálsamos faciais, hidratantes e xampus biodegradáveis. As mercadorias são formuladas com óleos naturais e essências.