metropoles.com

Existem quatro tipos de celulite. Veja como combater cada um

As marcas lembram “cascas de laranja” e podem aparecer também nos homens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Girl shows  pushing the skin of the legs cellulite.
1 de 1 Girl shows pushing the skin of the legs cellulite. - Foto: iStock

Durante muitas décadas um dos maiores desejos das mulheres foi encontrar a cura para a indesejada celulite. Hoje, com a maior aceitação dos diferentes tipos de corpos e o empoderamento feminino, as marquinhas que lembram casca de laranja começam a ser vistas com mais naturalidade, mas ainda despertam cuidados.

De acordo com a médica estética Giselle Mello, as causas do surgimento da celulite se dividem entre fatores hereditários e agravantes como hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, medicamentos e estresse. “As marcas estão ligadas ao hormônio estrogênio, que faz com que a mulher acumule mais gordura em relação aos homens”.

Ainda de acordo com a especialista é possível identificar o padrão através da compressão manual de regiões como glúteos, coxas, braços e barriga, observando como está o aspecto da pele, se está endurecido, doloroso com nódulos ou ondulações.

Segundo a profissional há quatro tipos de celulite, classificadas em grau:

Grau I: aspecto de “casca de laranja”. Aparece somente quando a musculatura é contraída ou se é feita uma pressão com os dedos.

Grau II: aspecto de “casca de laranja” independente da contração muscular. Além disso, apresenta diminuição da elasticidade e flacidez.

Grau III: aspecto de “casca de nozes” devido ao surgimento de nódulos celulíticos que são visíveis e palpáveis, já tendo sensibilidade dolorosa à palpação.

iStock

Grau IV: estágio mais avançado com aparecimento de micronódulos gordurosos que ficam agrupados pela desordem e fibrose. Há presença de dor, inchaço e um expressivo ondulamento da superfície da pele.

iStock

Tratamento
O método básico para combater a celulite está focado na ingestão de muita água, alimentação saudável sem açúcar, álcool e produtos processados. Ainda vale moderar o consumo de itens que incentivam a retenção de líquidos, como o café. “É preciso manter uma rotina de atividades físicas”, diz a esteticista Ágata Amaral

A médica estética Giselle reitera que é necessário aliar à essas ações, procedimentos estéticos que ativem a circulação e suavizem o acúmulo de líquido, sendo que em homens a presença da celulite grau 1 até o 3 é frequente, já nas mulheres todos os graus estão presentes.

Confira cinco tratamentos para combater a celulite na galeria abaixo: 

5 imagens
<b>Lipocavitação</b>: Envolve a aplicação de ondas ultrassônicas nas células
de gordura, que por sua vez são quebradas e entram na corrente sanguínea. Contudo, para que a gordura extra que foi implodida seja totalmente eliminada do organismo, deve-se fazer atividades físicas até 4 horas após o procedimento, pois é a única forma do sangue não realocar a gordura no próprio corpo, e eliminá-la. Os exercícios mais indicados são: bicicleta, natação e corrida na esteira
<b>Termoterapia</b>: Pode ser feito tanto com a aplicação de mantas térmicas, quanto com 
radiofrequência. No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar camadas de
impurezas. Depois disso aplica-se um gel com enzimas para quebrar gordura e a área é envolvida com filme plástico para fazer uma oclusão (abafar).  Quanto maior a quantidade de gordura localizada na região da aplicação, maior a temperatura aplicada, para que o calor seja capaz de penetrar em todas as camadas
<b>Corrente russa</b>: O método tem como objetivo a tonificação muscular, que é fornecida através de um aparelho de eletroterapia, que produz por meio de ondas elétricas leves despolarizadas a contração muscular. O tempo do tratamento pode ser de até 60 minutos, sendo que o recomendável é que tenha no mínimo 20 minutos de duração e no máximo 40 min, para resultados satisfatórios.
Quem busca combater celulites pode optar pela radiofrequência, que promete aumentar a firmeza da pele e atenuar os indesejáveis "furinhos"
1 de 5

Endermologia: Chamada também de endermoterapia, é utilizada para eliminar celulite e gordura localizada, especialmente na barriga, pernas e braços. Consiste na realização de uma massagem vigorosa com um aparelho específico. Normalmente, os resultados surgem após 10 a 15 sessões de 30 minutos que devem ser realizadas duas vezes por semana

Reprodução/Istock
2 de 5

Lipocavitação: Envolve a aplicação de ondas ultrassônicas nas células de gordura, que por sua vez são quebradas e entram na corrente sanguínea. Contudo, para que a gordura extra que foi implodida seja totalmente eliminada do organismo, deve-se fazer atividades físicas até 4 horas após o procedimento, pois é a única forma do sangue não realocar a gordura no próprio corpo, e eliminá-la. Os exercícios mais indicados são: bicicleta, natação e corrida na esteira

Reprodução/Istock
3 de 5

Termoterapia: Pode ser feito tanto com a aplicação de mantas térmicas, quanto com radiofrequência. No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar camadas de impurezas. Depois disso aplica-se um gel com enzimas para quebrar gordura e a área é envolvida com filme plástico para fazer uma oclusão (abafar). Quanto maior a quantidade de gordura localizada na região da aplicação, maior a temperatura aplicada, para que o calor seja capaz de penetrar em todas as camadas

Reprodução/Istock
4 de 5

Corrente russa: O método tem como objetivo a tonificação muscular, que é fornecida através de um aparelho de eletroterapia, que produz por meio de ondas elétricas leves despolarizadas a contração muscular. O tempo do tratamento pode ser de até 60 minutos, sendo que o recomendável é que tenha no mínimo 20 minutos de duração e no máximo 40 min, para resultados satisfatórios.

Reprodução/Istock
5 de 5

Quem busca combater celulites pode optar pela radiofrequência, que promete aumentar a firmeza da pele e atenuar os indesejáveis "furinhos"

Reprodução/Istock

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?