metropoles.com

Estudo sugere que tatuagens podem alterar seu desempenho na academia

Cientistas descobriram que a tinta pode alterar permanentemente a resposta das glândulas sudoríparas na região desenhada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto ilustrativa
fitness corrida exercícios
1 de 1 fitness corrida exercícios - Foto: iStock/Foto ilustrativa

Cobrir uma parte do corpo com uma tatuagem pode estar te impedindo de alcançar resultados na academia, sugere um novo estudo da universidade Alma College, em Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que a tinta usada no desenho pode alterar a produção e a composição do suor.

As agulhadas injetam pigmento até a camada da derme na pele, exatamente onde se encontram a maior parte das nossas glândulas sudoríparas. Para analisar até que ponto essa “invasão” poderia alterar a maneira como suamos, os cientistas americanos recrutaram dez homens jovens com uma tatuagem em algum lugar da metade de cima do corpo. As reações ali foram comparadas à pele virgem do outro lado do corpo. Alguns desenhos eram recentes e outras haviam sido feitas há bastante tempo.

Para observar como a pele tatuada transpira, eles induziram a sudorese artificialmente com uma substância química. O suor de ambos os lados do corpo foi colhido 20 minutos depois e comparado.

Para surpresa dos pesquisadores, a pele desenhada dos voluntários produziu menos da metade da quantidade de suor do que a área lisa. Além disso, o suor formado nas glândulas com pigmento continha quase o dobro de sódio do colhido na área sem interferência.

O estudo foi pequeno e, segundo os pesquisadores, não significa que a tatuagem impeça a transpiração, mas que a tinta talvez cause alterações permanentes na pele ou que a tinta bloqueie algumas glândulas sudoríparas. Como o suor é uma maneira de o corpo se resfriar, isso poderia ter algum impacto no desempenho de atletas.

Ao New York Times, no entanto, a autora do estudo Maurie Luetkemeier, professora de fisiologia integrativa e ciência da saúde na Alma College, afirmou que o mais provável é que o corpo se adapte como acontece nos casos de queimadura, e transpire mais pelas partes do corpo que não foram afetadas.

Se o estudo não te desanimou, segue uma lista de Instagrams para inspirar a sua próxima tatuagem:

7 imagens
<strong><span style="font-size: 14pt;"><a href="https://www.instagram.com/daisydoestattoos/">2. Daisy Watson</a> </span> </strong>
Com a fama alcançada pelo Insta, podemos dizer que algumas dezenas de pessoas voam até Berlim para serem tatuadas por Daisy. Pelo trabalho dela podemos perceber o porquê!
<strong><span style="font-size: 14pt;"><a href="https://www.instagram.com/thedavidcote/">3. David Cote</a></span></strong>
Cores, muitas cores e uma preferência por temas intergaláticos. O canadense David é formado em design gráfico, mas ficou entediado atrás de um computador e o resultado é isso aqui.
<strong><span style="font-size: 14pt;"><a href="https://www.instagram.com/pissaro_tattoo/">4. Pis Saro</a></span></strong>
Artista da Crimeia que já acumula 490 mil seguidores no Instagram. Famosa por seu estilo botânico.
<strong><span style="font-size: 14pt;"><a href="https://www.instagram.com/bangbangnyc/">5. Keith Mccurdy</a> </span> </strong>
A primeira celebridade ele tatuou? Rihanna. E não parou mais! Atende no estúdio Bang Bang em NYC e coleciona celebs: Adele, Justin Bieber, Kylie Jenner.
<strong><span style="font-size: 14pt;"><a href="https://www.instagram.com/taiomvct/">6. Taiom </a></span></strong>
Artista <em>made in</em> Brasília, graduado em artes visuais na UnB, mas agora mora na Itália. Sempre com agenda cheia entre Europa e Brasil, procurado pelo seu estilo único e legião de fãs.
1 de 7

1. Sean From Texas Ilustrações dark e técnicas de tatuagem não convencionais. Esse é Sean Williams que atende em seu estúdio na Sunset Boulevard em Los Angeles. Ele constrói suas próprias ferramentas de trabalho e ficou famoso mundo afora graças a Tumblr e ao Instagram.

2 de 7

2. Daisy Watson Com a fama alcançada pelo Insta, podemos dizer que algumas dezenas de pessoas voam até Berlim para serem tatuadas por Daisy. Pelo trabalho dela podemos perceber o porquê!

3 de 7

3. David Cote Cores, muitas cores e uma preferência por temas intergaláticos. O canadense David é formado em design gráfico, mas ficou entediado atrás de um computador e o resultado é isso aqui.

4 de 7

4. Pis Saro Artista da Crimeia que já acumula 490 mil seguidores no Instagram. Famosa por seu estilo botânico.

5 de 7

5. Keith Mccurdy A primeira celebridade ele tatuou? Rihanna. E não parou mais! Atende no estúdio Bang Bang em NYC e coleciona celebs: Adele, Justin Bieber, Kylie Jenner.

6 de 7

6. Taiom Artista made in Brasília, graduado em artes visuais na UnB, mas agora mora na Itália. Sempre com agenda cheia entre Europa e Brasil, procurado pelo seu estilo único e legião de fãs.

7 de 7

7. Sasha Artista conquistou espaço com um estilo aquarela. Suas ilustrações parecem ter saído de um conto de fadas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?