Estressado? Conheça 7 lugares que oferecem meditação no DF
Serviços de meditação auxiliam o relaxamento e as práticas de respiração, diminuindo o estresse e a ansiedade. Veja algumas opções
atualizado
Compartilhar notícia
O cansaço da rotina, a ansiedade e os problemas de saúde podem gerar situações de extremo estresse, levando ao desenvolvimento de sintomas físicos, como dor de cabeça, perda do sono, diarreia, falta de concentração e problemas respiratórios. Para diminuir os efeitos dessa resposta do organismo a situações adversas, especialistas em saúde recomendam a prática de meditação.
O exercício de concentração tem como objetivo equilibrar as emoções e relaxar o corpo de estresses físicos e emocionais. Ele pode ser realizado em horários específicos do dia, como ao acordar, ou antes das refeições, e é recomendada a pessoas de todas as idades.
Por ser desafiadora para muitos, a prática geralmente é feita em grupo e acompanhada por um instrutor, que dá o caminho das pedras ao participantes.
Existem vários tipos de meditação, como o mindfulness, o Ho’oponopono e a Vipassana, embora seja mais popular nas religiões orientais. No Distrito Federal, é possível encontrar espaços que oferecem serviços diversos da prática gratuitamente ou com cobrança de valor simbólico.
Veja alguns deles:
Grupo de Meditação de Brasília da Self-Realization Fellowship
O Grupo de Meditação de Brasília da Self-Realization Fellowship é um dos mais antigos de meditação em Brasília, e teve início em 1982. Devido ao número de adeptos devotos do Guru Paramahansa Yogananda, o círculo adquiriu o status de grupo em 2002. A meditação é realizada na 1ª e na 3ª quinta-feira de cada mês, com orações entre 20h e 21h, e aos domingos, pela manhã. Os serviços de meditação longa ocorrem no segundo sábado de cada mês, e tem duração de três horas.
O grupo se reúne na Asa Sul, próximo ao templo da Legião da Boa Vontade, e é responsável também pela Escola de Meditação para Crianças e Jovens. Ele também realiza retiros espirituais.
Sociedade Vipassana de Meditação
A Sociedade Vipassana de Meditação é uma organização sem fins lucrativos dedicada à prática e aos ensinamentos da meditação Vipassana. É uma das mais tradicionais e completas . Ela teve início em 2006, com um grupo de amigos, e logo se expandiu para mais voluntários dedicados à prática. A sociedade se dedica ao mindfulness e oferta várias modalidades de meditação, tanto para iniciantes quanto para quem deseja se aprimorar na prática.
Hoje, a Sociedade Vipassana realiza retiros e oferece cursos pagos, mas existem programações e materiais gratuitos para quem deseja conhecer a técnica Vipassana.
Templo Shin Budista de Brasília
Com o ensino da prática da meditação contemplativa e meditação cantada em japonês, o Templo Shin Budista de Brasília oferece aulas às quartas-feiras, a partir das 19h30. Membros associados não pagam taxa de inscrição, mas a comunidade externa é aconselhada a contribuir voluntariamente, com valores diferentes para quem deseja meditar sozinho, em casal ou em família.
Sahaja Yoga
O Sahaja Yoga se reúne em Sobradinho, no Parque dos Jequitibás; em Taguatinga, próximo ao Hospital Regional de Taguatinga; e virtualmente. O método criado pela fundadora, Shri Mataji Nirmala Devi, permite que qualquer pessoa consiga meditar espontaneamente.
No Instagram do grupo, é possível encontrar vídeos que auxiliam principiantes no primeiro passo dessa meditação, que consiste na realização do si. Ele foca na apresentação dos chakras, considerados centros de absorção de energia, e nos canais de energia. Também são realizadas lives sobre meditação, e todos os cursos ofertados são gratuitos.
Ver essa foto no Instagram
Centro de Estudos Budista Bodisatva
O centro religioso é espaço para meditações e estudos sobre a prática religiosa dos budistas. Atualmente na modalidade on-line, há meditações conduzidas às terças e quintas, entre 17h30 e 18h30, e silenciosas às terças-feiras, das 18h30 às 19h.
Meditacom – UnB
Ofertada como disciplina na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, o programa de meditação guiada Meditacom é aberto para todos os estudantes de graduação. Na disciplina, os estudantes são instruídos em técnicas diversas de meditação, com foco na concentração, no autoperdão e autoaceitação. Durante o semestre letivo, são realizados projetos de divulgação das práticas à comunidade externa.
Unidades Básicas de Saúde
Algumas unidades básicas de saúde oferecem meditação guiada dentro do serviço de práticas integrativas em saúde (PIS). Elas são ofertadas às comunidades e a profissionais de saúde, promovendo o autocuidado e o bem-estar em seus diversos aspectos, como físico, mental e espiritual. Dentre as técnicas abordadas, estão a hatha yoga, para acalmar a mente; a laya yoga, para relaxamento profundo; o tai chi chuan; e o reiki.
Para participar, é preciso conferir a lista de oferta na unidade básica de saúde mais próxima e fazer o agendamento. O serviço de PIS foi suspenso entre 2020 e 2021, devido à pandemia, mas unidades em Santa Maria, Taguatinga e no Gama já retornaram as atividades. A laya yoga também é oferecida na modalidade on-line.
Conteúdo on-line
Popularizados durante a pandemia de Covid-19, os aplicativos, vídeos e podcasts de meditação também são uma opção gratuita e rápida para quem deseja meditar. É possível encontrar conteúdos a partir de três minutos e com técnicas diversas, como a respiração e a expiração profundas. Entre as sugestões, estão o 5 Minutos, Headspace, Calm e o Medite-se, desenvolvido no Brasil.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/